Dia Mundial de Doação de Leite Humano é comemorado no Hospital Universitário

Com objetivo de estimular a doação de leite humano, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano no Brasil, em 19 de maio é comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. A prática do aleitamento está relacionada a inúmeros benefícios, uma vez que o alimento tem todos os nutrientes de que o bebê precisa até os seis meses de vida, protegendo-o contra doenças.

No dia 15 de maio, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), realizou o chá das doadoras de leite humano do Banco de Leite Humano (BLH). As doadoras foram convidadas a conhecer pessoal o Banco de Leite do Hospital, e também os bebês beneficiados com a doação. As mães puderam também conhecer com mais detalhes o fluxo e processo de análises pelos quais o leite humano passa até ser distribuído aos bebês internados na Unidade de Internação Neonatal.

Houve entregada de certificados de reconhecimento às doadoras pela coordenadora estadual de Saúde da Criança, Cristiana Schulz, além do sorteio de brindes e mimos oferecidos pelo BLH, finalizado com um chá da tarde.

 “O objetivo do chá foi promover o encontro entre famílias de doadoras e receptores de leite humano para que pudessem ter a troca de sentimentos de quem doa e de quem depende dessas doações. Enfatizar que doar leite humano não é apenas saciar e nutrir um bebê prematuro, é alimentar os sonhos de uma família, promover uma recuperação mais rápida, acalentar, tranquilizar e ajudar o amor da vida de pais e familiares angustiados”, explica a enfermeira Edilene Villalba, responsável pela assistência do BLH do Humap.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Texto e foto: assessoria do Humap-UFMS/Ebserh