Serão realizadas amanhã, 7, a partir das 18h, duas palestras virtuais do projeto de extensão “Espaços da Arte na Educação”. As temáticas, que envolvem o desenho, serão abordadas pelos professores do curso de Artes Visuais da UFMS Constança Lucas e Sérgio Bonilha. As transmissões serão feitas pelo canal do projeto.
A primeira palestra, intitulada “Sentir o mundo pelo desenho”, será apresentada por Constança Lucas. A professora explica que o tema foi escolhido porque o desenho está constantemente presente no dia a dia. “A importância do desenho dentro da vida das pessoas é a importância de uma linguagem de comunicação fundamental. Pensar o desenho em suas várias potências e possibilidades, como registro do invisível, anotação de uma memória, conseguimos registrar o que pensamos e sentimos, tornar visível pelo desenho”, complementa.
Já a segunda apresentação será do professor Sérgio Bonilha, com o tema “Desenho, por que te abandonei?”. “Às vezes acaba abandonado porque tem um programa a ser seguido, mas vários percalços no desenvolvimento podem criar uma lacuna, fazendo com que os alunos não consigam continuar acompanhando o desenvolvimento previsto. Até mesmo coisas simples como a ausência do professor em uma fase que é crucial para o desenvolvimento da habilidade do desenho, as crianças passam ali alguns meses sem professor, não desenvolvem, outro professor que chega não vai saber o que aconteceu nessa lacuna”, explica.
Programação
Outras palestras também estão programadas para outubro e novembro, com realização sempre às 18h. No dia 21, a temática “O desenho cultivado” será ministrada pela professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Rosa Iavelberg. Já no dia 28, o tema principal é “O corpo é a ponta do lápis”, apresentado pela artista visual, escritora e educadora Edith Derdyk. Para concluir a programação de lives, no dia 4 de novembro os professores de artes da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Ana Lúcia de Oliveira irão compartilhar suas experiências de ensino de arte na pandemia.
A coordenadora do projeto, professora Rozana Valentim, afirma que a programação foi criada para dialogar com as linguagens artísticas e as possibilidades de ensino na escola. Desde a primeira edição, em 2018, o projeto é focado em professores de arte da educação básica. “É uma relação fundamental para entendermos e atendermos à formação de professores de arte. Inclusive é nosso objetivo, propor o diálogo entre os diferentes níveis de ensino e construir conhecimento a partir dessa proposição”, destaca.
O evento é realizado em parceria pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte e Educação, curso de Artes Visuais e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid UFMS). Para participar do evento on-line acesse o site, as transmissões serão realizadas no canal do Espaços da Arte na Educação. Dúvidas podem ser encaminhadas para espacosdaarte.faalc@ufms.br.
Confira a programação completa:
Texto: Bianca Tobin (Estagiária de Jornalismo da Agecom)