Democracia, liberdade e resistência são debatidas por pesquisadores e ativistas

Nos dias 9, 17 e 25 de agosto será realizado o 10º Colóquio de Ciências Sociais do Campus de Naviraí (CPNV), com o tema “Democracia, liberdade e resistência”. O evento é gratuito e haverá certificado de participação aos inscritos.

Serão três mesas-redondas que abordarão o tema de maneiras diferentes, uma em cada dia de evento: Caminhos da democracia na América Latina, no dia 9; Inteligência artificial e democracia – diálogos entre liberdade e controle, no dia 17; e Representação e Identidade LGBTQIA+: trajetórias de resistência no campo acadêmico, no dia 25.

De acordo com o professor Flávio Mendes, membro da comissão organizadora do Colóquio, a escolha de democracia, liberdade e resistência como foco das discussões aconteceu de maneira natural.

“Nossa intenção era promover debates que contemplassem questões atuais e importantes. Vemos diariamente ataques à democracia no Brasil, na América Latina e em outras partes do mundo. Em nosso país, parece-me que não assistimos a ameaças tão graves desde a redemocratização. Elas partem de movimentos de extrema direita e ecoam no governo federal, e vice-versa. É urgente analisarmos e compreendermos o sentido e a força desses ataques. Entre suas consequências estão as restrições à liberdade de expressão e opinião. Jornalistas, pesquisadores, professores, líderes de movimentos sociais e muitas outras categorias sofrem, nos últimos anos, com perseguições motivadas por posturas autoritárias e intolerantes. Esse é um sintoma grave da crise que atravessamos. Diante dela, há muitas formas de resistência que apontam saídas. Elas surgem em muitas partes da sociedade, sobretudo naquelas mais perseguidas e ameaçadas: mulheres, negros, indígenas e a comunidade LGBTQIA+, por exemplo. Não poderíamos olhar para a crise sem destacar aqueles que mais lutam para superá-la”, afirma o professor.

Por conta da pandemia, os debates serão realizados remotamente, com transmissão pelo YouTube, sempre às 19h. As inscrições podem ser feitas em cienciassociaisnavirai.ufms.br e são abertas ao público.

Texto: Leticia Bueno