Debate virtual irá abordar a aprendizagem híbrida no contexto de pandemia

Nesta quarta-feira, 4, a partir das 19h (horário de MS), será realizada no canal da Associação Universidade em Rede (UniRede) uma tela de debates com o tema “Aprendizagem híbrida no contexto de pandemia: experiências e vivências institucionais”. O debate encerra o Seminário Regional da UniRede Centro-Oeste, à qual a UFMS é afiliada.

O diretor da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead), Hércules da Costa Sandim explicou que a UniRede reúne as instituições de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Rede Federal e Universidades Municipais, Estaduais e Federais, que oferecem e executam cursos a distância no Brasil. “Neste sentido a UFMS é parte integrante da UniRede e vem contribuindo para o avanço da Educação Digital e a Distância no Brasil. Este seminário regional apresenta-se como uma grande oportunidade para a troca de experiências entre as instituições integrantes em um dos temas que estão emergentes na área da Educação: Aprendizagem Híbrida, apresentando vivências e desafios em tempos de pandemia. Na tela de debates de hoje, 4, estarei compartilhando com a rede as experiências e avanços da UFMS e buscando compreender cenários alternativos com base nas experiências das outras instituições”, disse.

O diretor e a professora Daiani Damm Tonetto Riedner da Faculdade de Educação são os representantes institucionais da UniRede na UFMS. A docente participou da organização do evento, realizado nesta terça e quarta-feira, 3 e 4 de agosto. “A UniRede Centro Oeste optou por este tema justamente pelos desafios que ainda estamos enfrentando com relação às atividades didáticas de forma remota e de como este período transformou também nossas percepções sobre ensinar e aprender, o que aprendemos e o que vamos levar para o pós-pandemia. A palestra de ontem com o professor Adriano Teixeira mostrou exatamente esses desafios, vamos caminhar para uma aprendizagem mais híbrida, mais centrada no estudante e com momentos presenciais que serão utilizados de outras formas e não somente para a transmissão de conteúdos. Ele destacou muito bem que o aluno não vai mais se deslocar para fazer a mesma coisa que poderia fazer sem sair do espaço em que está, da sua casa ou do local onde estuda. Há um ressignificação do presencial para o pós-pandemia e é um pouco disso que estamos discutindo no evento”, observou.

Mais informações e a programação do seminário podem ser acessadas neste link.

Texto: Ariane Comineti