Debate sobre cameratas dá início ao 6º Festival Internacional de Violão em Campo Grande

O Festival Mais Cultura começou nesta segunda-feira, 16, e para dar início as atividades da faixa das 19h, que é composta pelo 6º Festival Internacional de Violão em Campo Grande: entre alaúdes e violas, foi feito um debate sobre cameratas para marcar a abertura do evento.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, abriu o debate, que teve a participação do maestro da orquestra municipal, Eduardo Martinelli, e o coordenador do curso de Música da UFMS, Rafael Pedrosa. “Para mim, é um orgulho participar de mais uma edição deste festival que prestigia toda a comunidade campo-grandense”, declarou Eduardo.

Durante a conversa também foram exibidos dois espetáculos: Boccherini, interpretada pelo quarteto de cordas composto pelos músicos Peta Castranove, Gleison Ferreira, Emanuel Caramaski e Marcelo Jerônimo; e a peça Suite Abdelazer, do compositor Henry Purcell, interpretada pela Camerata Madeiras Dedilhadas da UFMS.

Logo após foram debatidas questões a respeito das peças apresentadas, a prática de violão em cameratas, a formação do grupo Cameratas Madeiras Dedilhadas e a influência das inovações tecnológicas no cenário musical.

Transmitido ao vivo pelo canal da TV UFMS no YouTube, os espectadores puderam postar comentários no chat virtual para que os convidados respondessem as dúvidas sobre os tópicos discutidos.

Texto: João Barbosa Marques (estagiário de Jornalismo na Agecom)