Evento recebeu, até o momento, mais de 1,7 mil inscrições para as diversas atividades
Nesta segunda-feira, 25, tem início a programação de oficinas e workshops do Festival Mais Cultura. São sete oficinas e dois workshops com temas artístico-culturais variados com o objetivo de formar e promover conhecimento.
As oficinas do Festival Mais Cultura terão duração média de 1h20 e a proposta é fomentar o diálogo entre a produção da Universidade e a produção artística da comunidade. “Os temas são diversos, oficinas de literatura, dança, mídias digitais, música, arqueologia entre outros. Essas atividades em sua maioria estão vinculadas a projetos de extensão, cultura ou grupos de pesquisa da UFMS”, diz o secretário de Projetos e Eventos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Eduardo Escrivano.
A primeira começa às 9h e terá como tema Companhia de Dança Sinapse- Dança e Consciência Corporal para a melhor idade. Para falar sobre o assunto foi convidada Priscila Roberta Alves Lemos. Priscila deve abordar dinâmicas de consciência corporal e troca de experiências e construção coletiva.
Ainda hoje será realizada oficina sobre Processo de criação para mídias sociais. A oficina começa às 18h30 e será ministrada pelo grupo Divulga Arq&Urb, integrado pelos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS: Amanda Yumi Tsuha, Gabrielli Bueno Cruz dos Santos, Giovanna Silva Pereira, Larissa Rodrigues Lucas, Thayla Alves Coimbra e Thayrones da Silva Duarte. A atividade pretende facilitar o entendimento do processo de criação e auxiliar na produção de conteúdos para mídias sociais. A oficina termina amanhã.
Também serão realizadas outras cinco oficinas sobre: Sinapse Companhia de Dança – oficina de danças urbanas, Relatos de tempos ásperos – projeto Teatro na Universidade, Aula de bases do forró, Unapi na divulgação científica: como pensar as mídias e redes sociais para e com idoso(a) e Formando leitores, construindo cidadãos. Os workshops são sobre fotografia – UFMS Além dos olhos – e sobre Trombone, rotina e vida do músico em tempos pandêmicos.
Ainda é possível se inscrever gratuitamente para as oficinas, que são realizadas pela plataforma Google Meet. As inscrições podem ser feitas com antecedência de até 12 horas do início no site proece.ufms.br/maiscultura. Serão concedidos certificados aos inscritos. Vale lembrar que o horário é o oficial de Mato Grosso do Sul.
Segundo Eduardo, a realização das oficinas também permite a circulação da produção artística interna de modo a sensibilizar os cursos que tenham menos contato com as artes, “assim como convidar os nossos parceiros, que também produzem arte aqui na cidade e no estado, e chamá-los para se apresentarem na UFMS”, finaliza.
Programação
Toda a programação do Festival Mais Cultura é gratuita e aberta ao público. Algumas atividades necessitam de inscrição prévia para controle da quantidade de participantes e emissão de certificados. Ainda nesta segunda-feira serão realizadas palestras sobre Atuação e formação docente e Encontros de poesia, apresentação musical Trio de violoncelos e Encontro com a Música Clássica: Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande e convidados.
Acesse proece.ufms.br/maiscultura para conferir a programação completa e os detalhes de cada atividade, além dos links de inscrição e transmissão (no caso das atividades on-line).
Eu Respeito!
UFMS, a nossa Universidade!
Texto: Vanessa Amin