Dança de salão tem mais de 200 vagas para iniciantes e inscrições começam no sábado

As inscrições para as aulas de dança de salão na Cidade Universitária começam no próximo sábado, 25. Com mais de 200 vagas para turmas iniciantes e de níveis 1 e 2, esta é uma oportunidade para quem sempre quis aprender a arte de movimentar o corpo conforme o ritmo.

Para o coordenador do projeto de extensão, Marcelo Victor da Rosa, a dança tem um papel social importante. Além de estar presente no cotidiano dos sul-mato-grossenses por meio da tradição regional, como o chamamé e a vaneira, a dança também tem papel de destaque em eventos, como formaturas, casamentos e bailes. 

São 240 vagas para iniciantes e 180 para nível avançado

“Há uma demanda de danças como o forró e o samba, que tem ganhado muito o interesse da juventude. A comunidade tem participado até como uma forma de aliviar as tensões do dia a dia. Os atrativos são a qualidade do projeto, que desde 2007 desenvolve atividades de forma ininterrupta, e o valor acessível”.

A iniciativa não fica apenas na prática da dança e busca utilizar estudos de gênero. Um exemplo é que as aulas que eram praticadas em casais, passaram a ser em dupla, ou seja, os pares de dança não precisam, necessariamente, ser compostos por pessoas de sexos opostos.

Anelisa Kisielewski Esteves é professora da Rede Municipal de Ensino e conta que amava dançar sozinha, mas decidiu se arriscar e iniciar as aulas no projeto. A paixão pela arte foi instantânea e ela afirma que pretende praticar pelo resto da vida. “Dançar é desafiador e muito gostoso, ao mesmo tempo. Os professores são ótimos, atenciosos e animados. As aulas são descontraídas e divertidas. O projeto é inclusivo, o que torna o ambiente ainda mais agradável,  além do preço que é bem acessível”.

Ela tem o filho como dupla nas atividades e relata que ambos estão empolgados com o retorno das aulas em 2023. “Meu filho de 18 anos não sabia dançar e começou a participar por insistência minha, mas agora adora as aulas!”.

A professora da Faculdade de Educação, Marina Brasiliano Salerno, também participa das aulas de dança de salão. Ela conta que, além de aprender, ainda se diverte com o processo. “Eu sempre gostei de dançar, mas nunca havia feito aula. Comecei semestre passado e pretendo continuar neste ano. Os benefícios são inúmeros, mas para mim, o melhor é a interação com as pessoas, trocar experiências, se divertir dançando!”.

Para aqueles que têm receio de começar, o coordenador destaca que as turmas iniciantes não exigem pré-requisitos. Contudo, ele alerta que os interessados devem ficar atentos ao prazo. Devido à alta demanda, as vagas costumam esgotar rapidamente. 

Chegou a sua vez

As inscrições devem ser realizadas no site até o dia 4 de março. Além de 240 vagas para iniciantes, há 180 oportunidades para alunos do projeto que foram aprovados para as turmas avançadas. Os interessados devem ter uma dupla para garantir as vagas. Aqueles que não têm par podem se inscrever individualmente, mas ficarão em lista de espera. O valor é de R$ 170 por semestre, para cada integrante da dupla. 

As aulas serão realizadas na sala de dança do curso de Educação Física, na Unidade 8. Confira os horários:

Turmas para Iniciantes (Nível 1):

  • Turma 1 – Segunda e quarta-feira das 18h30 às 20h
  • Turma 2 – Terça e quinta-feira das 18h30 às 20h
  • Turma 3 – Terça e quinta-feira das 20h às 21h30
  • Turma 4 – Sábado das 14h30 às 17h

Turmas de Nível 2:

  • Turma 1 – Segunda e quarta-feira das 20h às 21h30
  • Turma 2 – Sábado das 7h às 09h30

Turmas de Nível 3:

  • Turma 1 – Sábado das 9h30 às 12h

Texto: Mylena Rocha

Foto: arquivo do projeto de extensão