Cursos do Câmpus de Coxim e de Três Lagoas recebem nota máxima do MEC

Dois cursos de graduação são avaliados com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC): Direito, do Câmpus de Coxim (CPCX), e Bacharelado em Geografia, do Câmpus de Três Lagoas (CPTL). Para a atribuição do conceito cinco, foram considerados a organização didático-pedagógica dos cursos, o corpo docente e a infraestrutura, a partir da avaliação in loco.

A diretora do CPCX, Silvana Aparecida da Silva Zanchett, ressalta que o resultado é fruto do trabalho da gestão da Universidade e da comunidade universitária. “A conquista do Curso de Direito representa todo um trabalho coletivo da equipe do CPCX que sonhou e, que agora, se tornou uma realidade em nosso câmpus. Ainda representa um fortalecimento do nosso Câmpus na região, demonstrando que o nosso ensino é de qualidade e preza pela excelência”, afirma.

“As salas de aula tiveram uma atenção especial com a instalação de projetores; biblioteca física e virtual sempre atualizada; e espaços de convivência para os estudantes. São pequenos exemplos que fazem a diferença na vida acadêmica dos nossos estudantes”, destaca. “Todo o investimento feito em infraestrutura, equipamentos tecnológicos, sistemas de gestão e equipe docente e técnica fez toda a diferença no processo de avaliação”, completa a diretora.

As aulas da primeira turma do Curso de Direito do CPCX tiveram início em março de 2021. Atualmente, são 203 estudantes matriculados e dez professores efetivos. “É um orgulho enorme fazer parte desse momento tão importante para o Curso de Direito, para o Câmpus de Coxim e para a UFMS. Desde a autorização do curso em 2020, temos trabalhado para que pudéssemos ter o reconhecimento de excelência. E, quando no dia 30 de setembro de 2024, veio a notícia de que havíamos obtido a nota máxima (conceito 5) pela avaliação in loco realizada pelo MEC, todos os envolvidos (corpo diretivo, docentes, técnicos e discentes) ficaram muito satisfeitos e honrados de fazer parte desse processo e dessa história”, comemora o coordenador do curso, Gustavo Santiago Torrecilha Cancio.

“A construção de um curso de graduação é uma tarefa árdua de todos aqueles que se envolvem diariamente no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação. E, ter esse trabalho reconhecido por uma avaliação externa, comprova que estamos no caminho certo para manter o padrão de excelência da UFMS”, reforça Gustavo.

A alegria também se estende para o CPTL. A diretora do Câmpus, Larissa da Silva Barcelos, destaca que o reconhecimento é reflexo do empenho de estudantes, professores, técnicos-administrativos e da comunidade ao longo dos anos. “Essa conquista reforça a posição do Câmpus de Três Lagoas como referência em educação superior pública no estado de Mato Grosso do Sul, consolidando sua relevância no cenário acadêmico regional e nacional. Esse resultado tão positivo nos inspira a continuar buscando inovações e melhorias constantes, sempre com o objetivo de oferecer uma educação superior de excelência”, enfatiza.

Entre os fatores destacados para conquista da nota máxima, a diretora pontua a modernização da infraestrutura e a criação de novos espaços que beneficiam os cursos de graduação do CPTL, como o Curso de Bacharelado em Geografia. “Nos últimos anos, experimentamos melhorias significativas nos prédios já existentes, adquirimos equipamentos para nossos laboratórios, ampliamos o acervo bibliográfico e iniciamos a construção e adaptação de novos espaços físicos. Outro aspecto importante que influencia os resultados obtidos é a implementação de tecnologias educacionais que facilitam o aprendizado teórico e prático dos nossos estudantes, além dos investimentos em capacitação docente, que permitem que nossos professores estejam sempre atualizados e preparados para oferecer o melhor aos alunos”, complementa.

Para a coordenadora do curso, Valéria Rodrigues Pereira, os momentos de avaliação são uma oportunidade de demonstrar a qualidade dos cursos da Instituição e a formação de excelência ofertada para os futuros bacharéis em Geografia. “Estamos muito orgulhosos por conquistar a nota máxima e de estarmos entre os melhores cursos do país. Orgulhosos da Geografia – Bacharelado, do Câmpus de Três Lagoas, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e destacamos essa conquista envolve, além de condições e recursos, um conjunto de profissionais e estudantes, comprometidos com a busca pela excelência na formação”, afirma.

“A alegria é imensa e, como atual coordenadora do curso e egressa do curso, esse sentimento também se torna muito especial. Esse reconhecimento é fruto do trabalho das atividades que realizamos e das condições que temos para desenvolver o ensino, pesquisa e extensão”, conclui Valéria.

Texto: Thalia Zortéa