Cursos de graduação da UFMS participam de Feira de Profissões

Mais de dez cursos de graduação da UFMS participaram da Feira de Profissões do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande, realizada na sexta-feira (24/8), com a presença de universidades públicas e privadas da Capital.

Em sua terceira edição, a Feira reuniu cerca de 120 alunos do 9º ano e do Ensino Médio, com o objetivo de motivar a escolha da carreira acadêmica. Durante todo o dia, os alunos puderam conhecer os cursos visitando os estandes e participando das oficinas, da mesa-redonda e ouvindo os relatos de experiências.

Para a graduanda de Engenharia de Software da UFMS, Édini Marques Zanlucas é de grande importância esse contato direto com os alunos da Universidade. “Quando eu era pequena queria fazer Direito, mas nem sabia o porquê, mas por meio de um evento como esse conheci a Engenharia Mecatrônica, que virou meu sonho”, disse.

A diretora do Colégio, Irmã Elizabeth Miranda Benevides, contou que a Feira aproxima e possibilita que os alunos da escola conheçam as diversas profissões do mercado de trabalho. “Às vezes, você tem um aluno que pensa que vai fazer Medicina, Odontologia, Engenharia ou Direito, porque alguém indicou ou alguém da família tem a mesma profissão, mas ele acaba saindo daqui um físico. Eles vão buscando outras alternativas”, acredita.

Professores da UFMS dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação e Enfermagem participaram de uma mesa-redonda, onde apresentaram as graduações e tiraram dúvidas dos participantes. Além dos docentes e  acadêmicos desses cursos, participaram da Feira também professores e alunos de Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Farmácia, Física, Jornalismo, Medicina Veterinária, Nutrição, Química e Tecnologia em Alimentos.

Durante o evento, toda a escola ficou movimentada, incluindo os alunos da Educação Infantil, que também participaram da Feira e conheceram os projetos “A garotada como um todo participou. Até os pais, quando vieram buscar os filhos, visitaram os estandes”, comemora o responsável pela Comunicação do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Sergio Costa.

Texto: Gustavo Zampieri (estagiário de Jornalismo da UFMS) e Tainá Costa (bolsista do Integra UFMS).

Fotos: Gustavo Zampieri