Curso on-line irá abordar tecnologias no aprendizado de crianças e adolescentes

A infraestrutura tecnológica como potencial pedagógico para promoção de ecossistemas de inovação nas escolas será abordada em um curso on-line voltado aos gestores da educação básica. Esta é a segunda oferta do Laboratório de Apoio à Inovação da Educação Básica do Brasil (LabInova) para este público, e as inscrições gratuitas poderão ser feitas até 15 de fevereiro no site do Laboratório.

A coordenadora pedagógica do LabInova, Daiani Damm Tonetto Riedner, apontou que o curso é muito importante nesse momento de retomada das atividades presenciais nas escolas, depois do período de pandemia. “Precisamos pensar muito sobre a questão da conectividade, do uso de tecnologias dentro do espaço da escola para dar condições para as crianças e jovens terem acesso a essas tecnologias e ferramentas de uma forma contextualizada com o currículo e que, realmente, os gestores e professores possam enxergar qual o potencial do uso das tecnologias para a aprendizagem das crianças e dos jovens”, disse.

A professora explicou ainda que o LabInova trabalha com públicos prioritários e não exclusivos, então outras pessoas que tenham outros perfis também podem participar.

Curso

Serão oito horas de atividades distribuídas em quatro encontros ao vivo transmitidos no canal do Laboratório. No primeiro módulo, os participantes vão aprender sobre a organização dos espaços físicos para uso de tecnologias digitais; no segundo, sobre o uso de dispositivos móveis na sala de aula; no terceiro, sobre a conectividade e segurança na internet nas escolas de educação básica e no quarto módulo terão acesso a experiências exitosas no uso de dispositivos móveis nos espaços de aprendizagem das escolas.

“Além disso, terão acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem com um material didático interativo, fóruns de participação e, também, várias curadorias de recursos educacionais que são importantes para que os participantes, que são prioritariamente gestores da educação básica, possam ter inspirações e ideias de como levar todo esse conhecimento de uma forma contextualizada para os seus contextos de trabalho”, finalizou a coordenadora.

Mais informações podem ser obtidas no site labinova.ufms.br.

 

Texto: Ariane Comineti