Professores da rede pública de ensino podem se inscrever no Curso de Aperfeiçoamento Educação Física escolar na perspectiva inclusiva até a quarta-feira, dia 14. A iniciativa gratuita oferece 300 vagas, com inscrição por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).
“O objetivo é refletir sobre a educação física escolar de uma maneira que possa incluir o público com deficiência, com transtorno de espectro autista, outros transtornos de aprendizagem. Isso é relevante para que os nossos alunos e alunas das escolas, principalmente das escolas públicas, tenham acesso a educação física escolar de qualidade, que possam explorar o movimento, ter novas experiências corporais, dançar, fazer ginástica, e ter o seu direito à educação de qualidade respeitado”, conta a professora da Faculdade de Educação e coordenadora do curso, Marina Brasiliano Salerno.
A formação deve ser ministrada a partir do dia 22 de agosto, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFMS, com carga horária de 120 horas. Serão certificados os participantes que concluírem uma carga horária igual ou superior a 75% das atividades. As aulas serão organizadas em quatro módulos: Introdução à educação física na perspectiva inclusiva; Aspectos da promoção da saúde na educação física escolar e sua perspectiva inclusiva; Aspectos práticos da educação física escolar na perspectiva inclusiva – ginástica; e Aspectos práticos da educação física escolar na perspectiva inclusiva – dança. Em todos os módulos, haverão palestras on-line e atividades avaliativas como requisito para aprovação.
A seleção dos inscritos será por ordem de inscrição. Caso o total de vagas não seja atingido, também serão selecionados professores que atuem em escolas privadas e outras instituições. Se houver mais inscrições do que vagas, será mantida uma lista de espera.
Para mais informações, é possível acessar o edital na íntegra aqui.
Texto: Alíria Aristides