Formatar trabalhos acadêmicos que obedecem a critérios específicos da Associação Brasileira de Normas Técnicas representa um desafio para muitos que ingressam em cursos de graduação e pós-graduação. Para auxiliar estudantes da UFMS e de outras instituições de ensino, será oferecido o curso MS Word para Acadêmicos.
“Há quase 30 anos venho ministrando oficina na Universidade sobre isso em diversos cursos. A primeira turma foi em 1993, quando ensinei os alunos a utilizarem a versão MS Word 2.0 para Windows 3.1”, conta Eduardo Figueiredo que é servidor da Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead) e doutor em Educação, com ênfase em tecnologias educacionais. “A maioria dos recursos para a formatação acadêmica já existem desde aquela época. O MS Word é aparentemente intuitivo, mas não tanto assim. A interface inaugurada em 2007 ajudou a popularizar os estilos, que ficaram mais visíveis ao usuário, porém, mesmo assim, são pouco aproveitados”, destaca Eduardo.
Durante o curso, são ensinadas técnicas de formatação de documentos impressos e digitais, seguindo as normas da ABNT. De acordo com Eduardo, o curso foi produzido em 2018 em caráter de teste para a plataforma Moodle da Sead. “Para produção do curso contamos com o apoio das equipes de produção audiovisual e de desenvolvimento da plataforma Moodle da Sead”, conta.
Eduardo explica que o curso, além de ensinar a utilização dos estilos, essenciais para a criação de sumários, também ensina a construir bibliografia, ou referências bibliográficas, de acordo com o padrão ABNT e de forma automática, uma vez que o MS Word, desde 2007, possui um módulo construtor de bibiografias. “O grande pesadelo de estudantes, tanto da graduação como pós-graduação, é a construção das referências bibliográficas. Utilizando as técnicas ensinadas durante o curso, esse drama simplesmente desaparece. São muitas dicas interessantes que vão simplificar a construção dos documentos acadêmicos perfeitamente formatados no MS Word”, afirma Figueiredo.
Para participar é necessário efetuar inscrição gratuita, clicando aqui. O prazo para se inscrever começa na próxima segunda-feira, 3, e termina no dia 22. Não há limite de vagas. O curso tem carga horária de 16 horas e ficará disponível no ambiente virtual até o dia 21 de novembro. O estudante precisa, porém ter computador ou equipamento eletrônico equivalente e acesso à internet para acompanhar as aulas. Será concedido certificado digital ao final das atividades pela Coordenadoria Escola de Extensão da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esportes.
O curso integra uma das ações de extensão aprovadas no edital de projetos, ações e ideias de enfrentamento à Covid-19, lançado no início do semestre pela UFMS. Mais informações podem ser obtidas no edital abaixo ou pelos e-mails difor.proece@ufms.br ou word.para.academicos@gmail.com
Texto: Vanessa Amin