Como uma tentativa de minimizar as consequências da pandemia da Covid-19, professoras do curso de Administração do Campus de Aquidauana propuseram um projeto para ajudar a comunidade: um curso online de e-commerce e marketing digital.
O curso tem o objetivo de oferecer capacitação a empreendedores, para auxiliá-los na migração do negócio tradicional para a o digital, a partir da teoria e da prática do e-commerce, ou seja, comércio eletrônico, e do marketing digital.
“Notamos duas situações com a pandemia do coronavírus. Com o isolamento social, negócios tradicionais, não digitais, perderam clientes e os empreendedores de negócios tradicionais não estão preparados para oferecer produtos e serviços no ambiente virtual, manifestando dificuldades que vão desde a escolha das plataformas e disposição de produtos até ao relacionamento com o cliente – e isso se acentua em pequenas cidades como Aquidauana e Anastácio”, explica a professora Ana Graziele Lourenço Toledo, idealizadora da ação.
O planejamento é que o curso seja disponibilizado no site do Campus de Aquidauana, na página do Facebook e no Youtube, para facilitar o acesso do público. Ele será organizado em tópicos que abrangem a consciência da realidade emergente de negócios, as potencialidades do e-commerce e ferramentas eficazes de marketing digital. “Depois de assistir as aulas, o cursista será convidado a realizar uma avaliação e, mediante o resultado, receberá um certificado de participação”.
Sobre a metodologia, Ana Graziele conta que tanto o conteúdo quanto a linguagem do curso surgiram da observação da realidade dos empreendedores locais, bem como da análise de discurso a partir de postagens em redes sociais públicas e grupos de mensagens privados.
“Nossa expectativa é que, a partir da demonstração das vantagens da utilização de plataformas digitais para alavancagem de negócios, consigamos atingir, além de empreendedores já estabelecidos, pessoas que nunca empreenderam. Esperamos ainda conseguir impactar positivamente os resultados destes negócios a partir não só da virtualização dos mesmos, mas da necessidade de ressignificá-los com uma forma diferente de se conectar com os clientes”, explica a professora.
O projeto do curso online foi selecionado no edital “UFMS Contra o Coronavírus”. Além da professora Ana Graziele, o projeto é composto também pela professora Daniela Philippi e por estudantes do curso de Administração.
Texto: Leticia Bueno