O Curso de Bacharelado em Química Tecnológica do Instituto de Química (Inqui) conquistou o conceito máximo do Ministério da Educação (MEC) em todos os quesitos avaliados: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. A nota foi atribuída por meio de avaliação in loco, realizada com intuito de garantir a qualidade da educação superior no país.
O diretor do Inqui, Carlos Eduardo Domingues Nazário, explica que a conquista representa uma conquista coletiva dos professores, técnicos-administrativos e estudantes. “Todos se dedicaram para apresentar as evidências aos avaliadores e o reconhecimento é uma garantia da qualidade do curso e a excelência na formação de profissionais qualificados para enfrentarem os desafios no mercado de trabalho. O instrumento de avaliação do MEC possui inúmeros itens para serem avaliados e o curso conseguiu nota máxima em todos esses itens. Esse resultado positivo nos motiva a continuar inovando o processo de ensino-aprendizagem integrado com a formação cidadã e o tema da sustentabilidade”.
Segundo o diretor, o resultado é fruto de uma série de investimentos no curso. “Podemos destacar a qualificação do corpo docente do curso e a constante capacitação em metodologias ativas. A participação dos alunos nos projetos de ensino, pesquisa, extensão, empresa júnior, grupo PET, centro acadêmico e atlética mostra que nossos alunos são comprometidos com uma formação ampla e de qualidade. Precisamos destacar ainda a parceria com a Administração Central que tem atendido as demandas de infraestrutura do Inqui, tais como novos computadores na sala de informática, aquisição de equipamentos para o laboratório específico do curso e reforma do bloco de sala de aulas. Essas demandas foram apresentadas na avaliação institucional e a entrega dessas melhorias reforça o compromisso da UFMS com o ensino de qualidade”, avalia.
Para o coordenador do curso, Jorge Luiz Raposo Junior, a Universidade trabalhou muito para que o conceito máximo fosse uma realidade. “Saber que tínhamos atingido a nota máximo foi um misto de vários sentimentos, e nos fez lembrar que toda trajetória percorrida, desde a primeira reunião em 2023 até o resultado”, destaca.
Atualmente, o curso possui 89 estudantes matriculados e 45 professores. “O conceito 5 em todos os quesitos foi fruto do engajamento de todos os docentes, técnicos e estudantes envolvidos nessa tarefa, que somado ao apoio da Diretoria de Inovação Pedagógica e Regulação proporcionou o entendimento claro e essencial para dar importância e apresentar as evidências necessárias em cada item do instrumento avaliado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/MEC”, explica.
“Fazer parte de um curso nota máxima representa muitas conquistas, que perfazem o projeto pedagógico de curso atual e atento à realidade do mercado local e nacional, a atualização constantes de práticas pedagógicas exitosas implementadas no curso, o acompanhamento rotineiro dos nossos egressos no mercado de trabalho, um corpo docente contendo doutores que se capacitam/qualificam constantemente para proporcionar continuamente uma formação sólida e objetiva para nossos estudantes e a UFMS que proporciona melhorias constantes em infraestrutura e instalações para a condução com qualidade de nossas aulas teóricas e experimentais”, complementa o coordenador.
Texto: Thalia Zortéa e Alíria Aristides