Curso de formação para cuidadores de idosos reúne 85 participantes de vários estados

O curso de extensão “Cuidador de Idosos”, oferecido pelo Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI) e pelo Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados teve início na tarde de hoje e reuniu 85 participantes de Mato Grosso do Sul, Goiás, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Maranhão, Espírito Santo e São Paulo. O curso segue até outubro e é realizado de forma remota, por meio do Google Meet.

Na abertura a vice-reitora Camila Ítavo destacou o grande orgulho em entregar mais um curso de qualidade para a sociedade. “A universidade é aberta em especial à pessoa idosa, vários planos e projetos para que a gente tenha a participação das pessoas idosas na nossa Universidade e também na formação de profissionais, para que possamos atender melhor essa população que precisa de atenção e de cuidado”, declarou.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte Marcelo Fernandes também participou da abertura e falou sobre a alegria de todos os envolvidos em realizar mais uma formação voltada ao atendimento da população idosa. “O curso é parte de um programa institucional muito mais amplo. O que move a Instituição é a paixão pelo assunto e o conhecimento técnico. Desejo que esse projeto tenha vida longa”.

Segundo a coordenadora do Programa Camila Polisel esta é a quarta turma do curso e o interesse das pessoas que se inscreveram demonstrou o quanto é crescente a demanda social por esse tipo de formação. “Este é um curso que certamente vai contribuir muito para a melhor prática profissional. Desejo aos participantes que aproveitem cada aula, pois esta é uma oportunidade de compartilhamento de práticas e saberes”, disse.

A coordenadora do Programa de Residência de Cuidados Continuados Integrados da UFMS, Maria de Fátima de Assis, desejou sucesso na caminhada dos cursistas e disse estar emocionada em ver mais um grupo em busca de conhecimento. “Sabemos que idoso precisa de um cuidado com qualidade e com conhecimento, mas precisa também de carinho e cuidado humanizado, por isso a importância do trabalho de todos os inscritos”.

Já a fisioterapeuta residente, Tatiane Pereira destacou que o conteúdo foi organizado com muito carinho e resultou de um trabalho em equipe. “Espero que tenham um excelente curso e desejo uma ótima jornada”.

Curso

O curso é gratuito, com certificação de 40 horas e encontros virtuais todas as sexta-feira das 13h às 17h. Na tarde de hoje foi apresentado o tema “Os desafios de viver em todas as idades no mundo contemporâneo”, ocasião em que a professora Neila Barbosa Osório falou também sobre os objetivos do curso.

Ela destacou que o intuito é proporcionar a popularização da ciência em gerontologia para quem atua diretamente no cuidado de idosos; atualizar a formação profissionais; fortalecer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e contribuir para o desenvolvimento de competências mínimas em saúde que atendam as demandas do idoso.

Conforme o cronograma do curso, até outubro ainda estão previstas as seguintes abordagens:

13/08/2021: O papel do cuidador/Violência e maus tratos – Profa. Keyla Pereira dos Reis

20/08/2021: Introdução ao envelhecimento, autocuidado e higiene pessoal – Residente Jean Paulo Bom Ferreira

27/08/2021: Preparo e administração de medicamentos – Residente Marina Felicidade Ramos

03/09/2021: Prevenção e manejo de quedas/Transferência e posicionamento no leito – Residentes Taci Ana Cesar Andrade e Thaila Beatriz Araujo Souza

10/09/2021: Alimentação, distúrbios da deglutição e nutrição enteral – Residentes Marcella Nogueira Farias e Andrezza Rangel

17/09/2021: Comunicação interpessoal/Aspectos psicológicos do envelhecimento – Residente Jean Paulo Bom Ferreira

24/09/2021: Sinais de alerta e RCP – Residente Patrícia Lira Bizerra

01/10/2021: Cuidados Paliativos – Dr. Rodolfo Moraes Silva

08/10/2021: Legislação vigente (cuidador/idoso) – Residente Leticia de Almeida Rodrigues

Texto: Christiane Reis