Depois de adiar por dois anos, os estudantes, professores e egressos enfim poderão comemorar o jubileu de ouro do curso de Engenharia Civil da UFMS. Será realizado o evento de aniversário do curso, entre os dias 14 e 17 de setembro, para celebrar essa trajetória.
O curso completou 50 anos desde sua fundação em 2020, porém, como a realização de eventos presenciais estava suspensa na pandemia, a festa só pôde ocorrer agora. A proposta é resgatar a memória e promover um reencontro entre aqueles que contribuem ou já contribuíram para a área.
“É o curso mais antigo de nosso estado, tendo sido criado em 1970. Desde então, formou 1.799 profissionais que atuam em todo o Brasil e no mundo. Muitos dos egressos do curso de Engenharia Civil da UFMS são profissionais expoentes e contribuíram para a construção da infraestrutura que permitiu o desenvolvimento do Estado do Mato Grosso do Sul”, enfatiza a professora da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng) e coordenadora do evento, Michele Giongo.
A coordenadora ainda destaca que as mesas redondas abordarão as experiências no mercado de trabalho. “Já as palestras trarão temas relativos ao futuro da engenharia, desde o conceito de Cidades Inteligentes, Construção 4.0, BIM e Aditivos para a Tecnologia na Construção”, complementa.
O evento conta com uma programação cheia de atividades. A cerimônia de abertura será marcada pela nostalgia, com homenagens aos primeiros professores e aos egressos do curso. Além do ciclo de palestras, a celebração terá atividades esportivas e encerrará com um sarau de música, arte e poesia. Confira a programação completa.
As atividades realizadas na Universidade serão gratuitas. Para participar da programação prevista no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campo Grande e no Clube Estoril, será necessário pagar a taxa de inscrição. Os interessados podem se inscrever no evento por meio do preenchimento do formulário.
Texto: Mylena Rocha