Na tarde de hoje, 14, foi realizado o último encontro do Curso Inicial de Formação à Docência da Educação Superior da UFMS, iniciativa que visa capacitar os servidores da instituição em assuntos variados, com o objetivo de tornar a Universidade melhor para todos.
Esta foi a sexta turma do curso e a grade curricular teve palestras, mesas-redondas e atividades desenvolvidas com auxílio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade. Foram discutidos os processos de trabalho e a relação entre pesquisa, ensino e extensão; atendimento ao estudante; organogramas, funcionamento, estatuto e regimento geral da UFMS; o Plano de Desenvolvimento Institucional, as avaliações institucional e de curso, e o ensino remoto.
“Esse curso é importante, pois visa a capacitação de professores recém-chegados na UFMS. Por meio dele, apresentamos a Universidade, algumas das ferramentas e sistemas institucionais, como o Sistema Eletrônico de Informações, o Sistema Acadêmico e o Sistema de Bibliotecas, que são necessários e fazem parte da rotina da carreira”, afirma Fernanda Malinosky, secretária da Secretaria de Formação de Professores.
A vice-reitora Camila Ítavo esteve presente junto aos pró-reitores Marcelo Fernandes, Maria Lígia Macedo e Cristiano Vieira, para abrir a aula com discursos de agradecimento e encorajamento. Em sua fala, a vice-reitora destacou que, quando ingressou na UFMS, não haviam iniciativas como essas.
“Eu entrei na Universidade em 1 de fevereiro de 2008, tem 13 anos e eu não tive curso naquela época. Não deixem de aproveitar as próximas oportunidades! Existe um desafio muito grande e a Progep veio com o Plano de Desenvolvimento de Pessoas para atender a isso, a capacitações específicas. A Universidade nunca vai conseguir atender toda necessidade de capacitação desse universo que é a UFMS, mas a formação inicial é um dos cursos que para nós é carro-chefe, nosso coração”, conta Camila.
A próxima formação inicial prevista para ser ofertada pela instituição é o curso de Inclusão e Diversidade no Ensino Superior. “O curso é importante porque ele nos dá unidade – cada um com o seu jeitinho e com a sua vocação – nos dá uma unidade de atuação. Um alinhamento, mas com as nossas características pessoais”, diz a vice-reitora.
O Curso de Formação Inicial à Docência da Educação Superior da UFMS foi oferecido pela Secretaria de Formação de Professores (Sefor), da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esportes (Proece), em parceria com as pró-reitorias de Graduação (Prograd) e Gestão de Pessoas (Progep).
Texto: Leticia Bueno