Curso de Direito do Campus de Coxim inicia atividades

Na próxima semana, o curso de Direito do Campus de Coxim (CPCX) programou atividades para marcar o início das aulas da primeira turma. “O curso representa a concretização de um anseio da sociedade local e regional e é resultado do trabalho incansável dos gestores da UFMS, da equipe do CPCX e dos parceiros que, de forma coletiva, trabalharam para que ele fosse implantado. As expectativas são de que sua implantação contribua de forma assertiva para o desenvolvimento da região, possibilitando a formação de profissionais de excelência e contribuições à comunidade a partir da realização de estágios, bem como projetos de pesquisa e extensão”, destaca a diretora do CPCX Eliene Dias de Oliveira.

Concebido para ser uma graduação de excelência, o curso foi autorizado em junho do ano passado pelo Ministério da Educação, com oferta de 50 vagas (turno noturno) no último vestibular. “Com certeza será um importante curso para a Universidade e para toda a região norte do estado, atendendo uma demanda antiga e aumentando as oportunidades para nossos estudantes”, enfatizou o reitor Marcelo Turine. A implantação do curso de Direito em Coxim beneficia mais de 15 cidades de Mato Grosso do Sul, entre eles os municípios de Sonora, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, Alcinópolis, São Gabriel do Oeste, Figueirão, Camapuã, Bandeirantes e Costa Rica.

A previsão é de que o curso, em seu decorrer, conte com 11 docentes e 13 técnicos. A infraestrutura física para acomodação do curso contempla sala de professores, gabinete para o coordenador, sala coletiva de professores; quatro salas aulas para 50 estudantes cada, laboratório de Informática dotado de 30 máquinas com acesso à internet; equipamentos de informática na biblioteca e acesso ao portal Minha Biblioteca para todos os estudantes, além de espaço para o Núcleo de Práticas Jurídicas.

“Ingressei na UFMS no final de 2020 e fiquei absoluta e positivamente impressionado com o grau de afetividade e humanidade das relações pessoais entre os servidores. Pensava que pelo gigantismo da UFMS seria algo mais impessoal, porém, o que vi, especialmente em Coxim, foi uma recepção extremamente positiva, tanto dos servidores quanto da comunidade”, diz o coordenador do curso Francisco Ilídio Ferreira Rocha. Ele é bacharel em Direito e especialista em Ciências Criminais pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre em Direito pela Universidade de Franca e doutor em Direito Penal pela PUC-SP. “Minhas expectativas sobre o curso são bastante elevadas, considerando o grau de competição desse primeiro vestibular. O projeto do curso foi muito bem avaliado pelo MEC e agora a meta é torná-lo um curso de referência regional, integrado com a comunidade, consciente dos problemas sociais e formador de profissionais éticos e cidadãos engajados, tudo isso sem perder de vista a empregabilidade”, destaca.

No dia 24, às 19h, será realizada a solenidade de implantação que deve contar com a participação do reitor, diretora do CPCX, coordenador e autoridades. No dia 25, está programada aula magna sobre Direito Disruptivo, ministrada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e professor da Faculdade de Direito e do programa de pós-graduação em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie,  Felipe Chiarello de Souza Pinto. Ele também é membro da Academia Mackenzista de Letras, possui mestrado e doutorado em Direito pela PUC-SP. Foi secretário municipal de Educação de São Vicente, SP, membro do Conselho Técnico Científico, do Conselho Superior e do Comitê da Área do Direito da Capes, integrou a Comissão de Revisão da Matriz Curricular da Graduação em Direito no Brasil, como convidado. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Administrativo Econômico, Direito Constitucional e Garantias Fundamentais, Ética, Educação e Pesquisa.

“Sou formada em História também pela UFMS, mas fazer uma graduação de Direito em minha cidade motivou a me inscrever no vestibular. Direito é um curso concorrido e de muitas possibilidades no mercado de trabalho. Estou muito animada com o ingresso”, diz a acadêmica Gislaine Martins Leite.

Ariel Albrecht é formado em Turismo e atua na área há bastante tempo. “Estou a muitos anos fora da escola. Minha carreira no Turismo vinha de vento em popa até a pandemia. Comecei então a vislumbrar novos horizontes. Optei em fazer o vestibular para o curso. Pela concorrência, não tinha a expectativa em ser aprovado, já que tenho 45 anos. Fiquei muito feliz, pois já tenho colegas que admiro e trabalham no CPCX. Minha expectativa é a melhor possível, sei que os professores são de altíssimo nível. A UFMS é uma das melhores do Brasil e do mundo. Espero fazer por bem merecer essa vaga que me foi destinada e trilhar uma bela carreira como advogado, depois como delegado de polícia, a magistratura, crescendo profissionalmente e desenvolvendo meus projetos nas áreas de desenvolvimento sustentável. Vejo que o curso de Direito é uma excelente ferramenta de transformação da sociedade”, ressalta.

“Foi uma grande festa quando anunciei à minha família que havia passado no vestibular. Fiquei extremamente feliz quando soube que faria parte da primeira turma de acadêmicos do curso de Direito, principalmente por estar retornando a UFMS nesse ano em que ela completa 20 anos de atividade em Coxim. É como estar vivendo um sonho”, comemora o calouro Josimar Ferreira dos Santos Miranda.

Para acompanhar as atividades programadas acesse http://link.ufms.br/direito_cpcx 

 

Texto: Vanessa Amin