Curso aberto à comunidade irá abordar violência contra a mulher

Professores, técnicos administrativos, estudantes da UFMS e pessoas de toda a comunidade poderão participar do curso de extensão “Diplomado em Violência contra as Mulheres”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail coad.fadir@ufms.br.

A professora da Faculdade de Ciências Humanas (Fach) Jacy Correa Curado explica que a modalidade de curso “Diplomado” não constitui uma pós-graduação latu sensu, porém é uma modalidade de especialização que atende à formação continuada. Ao todo serão 80 horas de atividades distribuídas em 10 módulos mensais. As 150 vagas estão divididas em 75 para a comunidade universitária da UFMS e 75 para a rede de atendimento e apoio ao enfrentamento da violência contra a mulher e demais interessados.

A ação do Observatório sobre a Violência contra a Mulher é desenvolvida pela Faculdade de Direito (Fadir) da UFMS em convênio com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e a Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande/MS. “É um curso que foi pensado a partir de um dos objetivos do próprio Observatório, que é realizar ações de formação, capacitação e treinamento não só para gestores públicos, mas também para a comunidade acadêmica e outros setores da sociedade que atuam nessa área do enfrentamento à violência contra a mulher”, explica a diretora da Fadir, Ynes da Silva Felix, que coordena a ação junto à professora Jacy.

“Quem fizer o curso estará atualizado sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. Teremos a participação do corpo docente da UFMS, com professores que realizam pesquisas na área, doutores especializados no assunto, e também convidados principalmente da área jurídica, do convênio que temos com o Observatório da Espanha. Os estudos sobre a violência contra a mulher já são avançados e constituem um campo de conhecimento que queremos compartilhar com toda a comunidade”, aponta Jacy.

Entre os assuntos que serão abordados no curso, a professora cita: a construção social da feminilidade e da masculinidade; o conceito de gênero; a emergência dos conceitos nos estudos das formações identitárias; a questão das trangeneridades; a dimensão étnico-racial; os marcos legais nacionais e internacionais; os programas de enfrentamento; as políticas públicas de violência contra mulheres e meninas, entre outros. “Somos referência com a Casa da Mulher Brasileira e pessoas que atuam na Casa também irão ministrar o curso, falar sobre as alternativas de enfrentamento, tanto públicas, governamentais, como não governamentais, de ONGs e coletivos, entre outros conteúdos”.

 

Aula inaugural

As atividades terão início no dia 14 de maio, com aula ministrada pela professora Maria Esther Martinez Quinteiro, que será transmitida pela página da Fadir no Facebook. “A professora Maria Esther é docente aposentada da Universidade de Salamanca na Espanha e atua como professora visitante no mestrado e na graduação em Direito na UFMS. Atualmente ela desenvolve projeto de pesquisa que envolve a questão da violência contra a mulher na Espanha e no Brasil, mas há muitos anos ela já trabalha na Espanha com essa questão de gênero e de violência contra a mulher. A professora tem vários livros publicados, várias palestras na área, tenho certeza que será uma grande aula. Além de muito conhecimento, ela é muito disposta a ensinar e a discutir os temas”, aponta a diretora da Fadir.

Mais informações podem ser obtidas no site da Faculdade de Direito (Fadir) ou pelo e-mail coad.fadir@ufms.br

 

Texto: Ariane Comineti