Curso a distância de Tecnologia de Ciência dos Dados conquista nota máxima em avaliação do MEC

O Curso Superior de Tecnologia de Ciência dos Dados da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) alcançou a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). O processo de reconhecimento analisa três dimensões principais: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura, destacando o curso como um exemplo de excelência na educação superior a distância.

Para a diretora da Agead, Daiani Riedner, o resultado reflete o trabalho comprometido da equipe e a qualidade da formação oferecida. “Receber mais uma nota 5 é uma alegria enorme. Este é o terceiro curso da modalidade a distância avaliado com nota máxima neste semestre. Isso demonstra a eficiência do nosso modelo pedagógico e o compromisso com a formação de qualidade. O Curso Superior de Tecnologia de Ciência dos Dados é um sucesso, e a avaliação também nos abre portas para melhorias contínuas”, enfatiza.

Daiani Riedner ressaltou ainda o impacto da UFMS na expansão estratégica da educação a distância no país. “Esse resultado simboliza nossa dedicação em promover a excelência acadêmica, mesmo na modalidade EaD. Estamos fortalecendo nossas equipes, aprimorando os projetos pedagógicos e garantindo uma experiência enriquecedora para os estudantes. Ampliar o acesso ao ensino superior público e gratuito é uma missão que nos inspira diariamente”, acrescenta.

Com mais de 1,4 mil estudantes matriculados, o curso tem atraído profissionais de diversas áreas e se destacado pela metodologia inovadora, que combina tecnologia de ponta com uma abordagem pedagógica sólida. Para o professor da Faculdade de Computação e coordenador do curso, Jonathan de Andrade Silva, a conquista é resultado de um esforço coletivo. “A nota 5 é um marco almejado por qualquer instituição de ensino. Esse reconhecimento reflete o empenho de professores, tutores, alunos e toda a equipe da Agead. É a consolidação de um trabalho que busca oferecer o melhor para a sociedade”, afirma.

O professor ainda destacou a relevância do curso no cenário atual. “O curso foi desenhado para atender à crescente demanda por profissionais em Ciência dos Dados, uma área estratégica em constante expansão. Muitos dos nossos alunos têm migrado de outras carreiras, reconhecendo o potencial dessa formação. Ver o impacto positivo do curso na vida dos estudantes é extremamente gratificante”, conclui.

Reconhecimento

Em 2024, o MEC também reconheceu com nota máxima os cursos de Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Processos Gerenciais da Agead; Letras – Português e Espanhol e Bacharelado em Artes Visuais da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação;  Bacharelado em Ciências Biológicas do Instituto de Biociências; Bacharelado em Química Tecnológica do Instituto de Química; Bacharelado em História da Faculdade de Ciências Humanas; Letras – Português e Inglês do Câmpus do Pantanal; Direito do Câmpus de Coxim; e Bacharelado em Geografia dos Câmpus de Aquidauana e de Três Lagoas.

Texto: Lúcia Santos