Cursinho UFMS segue ativo com aulas em vídeo

Durante o período de quarentena, as aulas do Cursinho UFMS, projeto que prepara estudantes do Ensino Médio para os processos seletivos de ingresso na graduação, estão sendo realizadas a distância.

No momento as aulas são ministradas em vídeo, através da plataforma educacional Educandus – empresa que cedeu gratuitamente aos professores e estudantes do projeto acesso gratuito em seu espaço web. “Enquanto estiver acontecendo o isolamento, alunos e professores terão acesso ao sistema, contendo todas as disciplinas e conteúdos do Ensino Médio”, afirma o professor Antonio Pereira, coordenador do Cursinho UFMS.

Segundo o professor, a decisão pela continuação das aulas tem o intuito de manter os estudantes conectados ao projeto. “A preocupação é quanto ao retorno. A ausência das aulas provoca um distanciamento, o que pode resultar em uma grande desistência de alunos. O cursinho não é algo obrigatório, mas uma opção do aluno. Sendo assim, acredito que temos que fazer a nossa parte, nem  que seja o mínimo possível, em tentar manter o interesse dos alunos”.

Todos os professores do projeto aderiram à plataforma, mas eles também possuem autonomia para organizar outros formatos de aula, usando os demais recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). “Em alguns dias da semana, pessoalmente, estou utilizando o Zoom para ministrar aulas de química ao vivo”, exemplifica Antonio.

Os professores e estudantes do projeto podem acessar o manual de uso da plataforma Educandus no site cursinho.ufms.br. O site também informa sobre aulas ao vivo e é o canal de informações sobre o projeto.

Texto: Leticia Bueno