Cuidado em saúde é discutido em evento no Câmpus de Três Lagoas

Entre 28 e 31 de outubro, professores, estudantes e profissionais estarão reunidos no 1º Simpósio Internacional de Pesquisa e Inovação Científica no Cuidado em Saúde. O evento gratuito será realizado no Câmpus de Três Lagoas (CPTL) e os interessados podem se inscrever aqui até o limite de vagas disponíveis.

“O Simpósio foi idealizado a partir de discussões entre professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, para fortalecer o desenvolvimento e a divulgação das pesquisas produzidas no Estado, tendo como foco a inovação científica no contexto da saúde. Buscamos promover a troca de conhecimentos e a construção coletiva de saberes, envolvendo palestrantes de renome nacional e internacional”, destaca o professor e coordenador do evento, Aires Garcia dos Santos Junior.

“O evento pode auxiliar na qualificação profissional ao proporcionar um ambiente de aprendizado e troca de experiências, no qual os participantes terão a oportunidade de atualizar seus conhecimentos, discutir novas estratégias e metodologias, e estabelecer redes de colaboração com outros profissionais e pesquisadores. Isso contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a prática profissional na área da saúde”, ressalta Aires.

Além do apoio da UFMS, o Simpósio conta com a parceria da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul. “A programação do Simpósio é rica e diversificada, destacando-se as apresentações de trabalhos científicos, que ocorrerão no dia 28, das 13h às 20h, com mais de 125 trabalhos aprovados. Além disso, teremos palestras e minicursos ministrados por professores renomados, abordando temas atuais e relevantes na área da saúde, como inovação tecnológica, gestão da qualidade, segurança do paciente e estratégias em pesquisa”, fala o coordenador.

“Teremos também uma atração cultural com o enfermeiro e humorista Diego Besou, conhecido por seu espetáculo Pronto! Socorro!, no qual retrata de forma humorística e envolvente o cotidiano dos profissionais de saúde. Essa apresentação promete trazer um momento de descontração e entretenimento, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes. Esses elementos são essenciais para atrair a atenção dos participantes e garantir o sucesso do evento”, acredita o professor Aires.

A programação completa pode ser conferida na página do Simpósio. “As expectativas pós-realização incluem o fortalecimento das parcerias com grupos de pesquisa nacionais e internacionais, além de incentivar a produção científica e a inovação na área da saúde. Em relação à quantidade de inscritos, teremos uma participação significativa de estudantes, pesquisadores e profissionais da área, tanto da UFMS como de outras instituições. O auditório da UFMS tem capacidade para até 450 pessoas, e estamos entusiasmados com a possibilidade de preencher todas as cadeiras, criando um ambiente vibrante e dinâmico para troca de conhecimentos e experiências. Destaca-se atualmente já temos 400 inscrições realizadas”, finaliza.

Texto: Vanessa Amin