CRIE-MS aprova planejamento de ações para 2022

O Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS), formado por dirigentes de seis instituições de Mato Grosso do Sul, realizou nesta quinta-feira, 21, um encontro virtual para aprovação do calendário e planejamento das ações para 2022.

O encontro contou com a participação dos reitores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Elaine Cassiano; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Laércio Carvalho; Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Padre José Marinoni; Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Lino Sanábria; e Anhanguera-Uniderp, Taner Bitencourt.

A presidente do Conselho, reitora Elaine Cassiano, apresentou as propostas e explicou que as definições vão nortear as ações em prol das instituições, unificando o trabalho e fortalecendo a articulação junto a sociedade civil e os poderes públicos.

“A união das instituições de ensino superior pode ajudar em muito no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Em 2022, teremos um ano cheio de desafios com o retorno ao presencial. O CRIE é fundamental para que as instituições, em conjunto, realizem o diálogo com a sociedade e atendam os anseios de nossos estudantes”, explicou a reitora Elaine Cassiano.

Dentre as pautas aprovadas pelos gestores, ficou estabelecido que o CRIE-MS vai promover uma série de lives, com personalidades reconhecidas em suas áreas de atuação e trabalhos de referência realizados nas instituições, para fomentar a divulgação da ciência, da tecnologia e da inovação, colaborando com o desenvolvimento local e regional.

Também foi aprovada a criação de um folheto para divulgar o conteúdo institucional das instituições que compõem o CRIE-MS.

Além disso, foi aprovada a retomada das reuniões dos grupos de trabalho, suspensas durante a pandemia, para estreitar o relacionamento entre as instituições e discutir projetos comuns, otimizando recursos e pessoal.

Criado em agosto de 2017, o Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul é uma iniciativa que une as principais universidades do Estado. O objetivo é fortalecer as instituições, públicas e privadas, aumentando a troca de experiências e possibilitando o desenvolvimento da educação em Mato Grosso do Sul.

Texto: Paulo Gomes (IFMS)