Crianças confeccionam brinquedos com materiais sustentáveis na Brinquedoteca

Uma ação de extensão promovida por professores da Faculdade de Educação trouxe para as crianças da Brinquedoteca da Cidade Universitária a oportunidade de confeccionarem seus próprios brinquedos de forma sustentável. Coordenado pela professora Sarita de Mendonça Bacciotti, o projeto Jogo, brinquedo e brincadeira na Brinquedoteca da UFMS trabalhou três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 3 – assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; 4 – assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; e 11 – tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

“Começamos com a capacitação dos estudantes realizada pela equipe do projeto e com o planejamento de atividades. Posteriormente, os bolsistas visitaram o espaço do projeto e fizeram atividades de interação com as crianças. Na sequência, iniciaram as propostas para as oficinas”, explica Sarita. O projeto contou também com a participação dos professores Fernando Cesar de Carvalho Morais e Mariana Biagi Batista. “Foram oferecidas, semanalmente, oficinas de confecção de brinquedos a partir de materiais sustentáveis e a proposição de atividades lúdicas com os brinquedos confeccionados. A cada oficina realizada a criança levava para casa o brinquedo que produzia. A avaliação do projeto foi feita semanalmente de maneira processual, avaliando as potencialidades e limitações das atividades propostas”, destacam os professores.

Eles explicam que ao longo do semestre foram confeccionados os seguintes brinquedos: binóculos de rolinho de papel higiênico, porquinho com garrafa pet, jogo de dama com papelão e tampinha de garrafa pet, bilboquê de garrafa pet, marcador de página com papel colorido. Segundo os professores, também foi organizado um passeio na Academia Escola da UFMS, na Cidade Universitária, com a proposta de atividades de equilíbrio, velocidade, flexibilidade, utilizando aparelhos de ginástica. “Ensinar as crianças a produzirem seus próprios brinquedos com esses materiais favorecem processos de aprendizagem e desenvolvimento, nos quais as crianças ao confeccioná-los agregam, entre outros, o valor do trabalho, sentimento de preservação e conservação, e sua identidade com o brinquedo que produziu”, conta o professor Fernando.

Ao finalizar essa primeira edição do projeto, os professores avaliam que em termos de resultados foi possível observar o envolvimento e interesse dos estudantes bolsistas – Victor Hugo Queiroz Nunes Coelho e Giovanna Vitória Santos de Brito – ambos da licenciatura em Educação Física. “Além disso, a participação das crianças foi efetiva e a cada semana levavam os brinquedos confeccionados para suas casas incentivando o brincar também em família. Consideramos positivas as atividades do Projeto, com efetiva contribuição do mesmo na Brinquedoteca da UFMS”, finalizam.

Nova proposta

Concluída essa primeira ação, os professores estão implementando uma nova edição do projeto na unidade. Além da sua participação, o projeto conta com o apoio dos estudantes do curso de Educação Física: Giovanna Vitória Santos de Brito e Matheus Felipe da Silva Neves, que são responsáveis pelo atendimento direto às crianças. Giovanna já havia participado da edição anterior, iniciada em 2022.

“As pesquisas realizadas em diferentes áreas de conhecimento tem indicado que o brincar infantil favorece processos de desenvolvimento e aprendizagem. Entretanto, de modo contraditório os avanços científicos e tecnológicos têm causado impacto na infância, na qual as crianças têm se apropriado dos equipamentos e recursos tecnológicos para ocupação de seu tempo de vida, e com isto se distanciado dos espaços e tempos para o brincar e para colocar o corpo em movimento, diminuindo sua experiência de vivência corporal e percepção de mundo”, fala o professor Fernando.

A ação de extensão segue com os dois eixos de atividades: atividades com o brincar e o jogar infantil, realizadas de modo livre e/ou organizadas e oficina de produção e uso de brinquedos, brincadeiras e jogos sustentáveis, com a utilização de materiais reutilizáveis. “O resultado da participação das crianças no ano anterior permitiu constatar o interesse e satisfação das crianças pelas atividades desenvolvidas. É fascinante ver o entusiasmo e alegria das crianças ao brincarem e ao produzirem seus brinquedos. Seus olhos brilham. Ficam cheias de vida! Consideramos que ampliar o uso da Brinquedoteca é ampliar as possibilidades de que as crianças que ali participam tenham garantido o direito de brincar, em decorrência os benefícios que isto pode proporcionar às mesmas. Possibilitar que as crianças brinquem é dar vida à infância”, finaliza o professor Fernando.

Texto: Vanessa Amin

Imagens: Acervo do projeto