A Faculdade de Computação (Facom) da UFMS obteve o credenciamento junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A ação possibilita a realização de convênios com a iniciativa privada para atividades de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação.
Segundo o reitor Marcelo Turine, o credenciamento trará um novo impulsionamento para a Facom e para a UFMS. “É um movimento muito significativo, que com certeza fortalecerá a formação dos nossos jovens e trará benefícios para a área de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia. Quero cumprimentar o diretor da Facom, Henrique Mongelli, e todos que contribuíram para essa conquista”, disse.
“O credenciamento é muito importante para nós da Facom e para a UFMS porque possibilita que as empresas tragam recursos para a pesquisa e inovação e obtenham isenções fiscais e créditos financeiros, conforme a Lei de Informática prevê. É uma possibilidade que se abre para a Universidade e para o desenvolvimento tecnológico, para que possamos estar na vanguarda dessas atividades”, explica o diretor da Facom, Henrique Mongelli.
A Lei de Informática foi criada no início da década de 90 com o intuito de estimular o investimento na área por meio da isenção ou redução do Imposto sobre Produtos Industrializados, relativo aos bens de informática e automação produzidos pelas empresas beneficiárias. A partir de 2020, por meio da Lei nº 13.969 de dezembro de 2019, o incentivo passou a ser substituído por um crédito financeiro, proporcional aos investimentos em pesquisa e desenvolvimento realizados pelas empresas. O CATI realiza atividades relacionadas à gestão desses recursos. É composto por representantes do governo, instituições de fomento à pesquisa e inovação, comunidade científica e setor empresarial.
O credenciamento da Facom irá perdurar até setembro de 2022. “Estamos abertos às possibilidades e parcerias, à disposição para o desenvolvimento de convênios”, destacou o diretor da Facom. O contato para as empresas interessadas é gab.facom@ufms.br.
Texto: Ariane Comineti