A Universidade foi credenciada junto à Associação Ibero-americana de Educação Superior a Distância (Aiesad). A UFMS passa a integrar um ecossistema de inovação, a partir da troca de informações, ideias e projetos relevantes para o ensino superior a distância.
O diretor da Agência de Educação Digital e a Distância, Hercules da Costa Sandim, afirma que a Aiesad tem promovido alianças estratégicas entre os associados, a partir de parcerias para o desenvolvimento da produção acadêmica e científica, além de reuniões, conversas virtuais, publicações de pesquisas em revista internacional própria, e uma série de convênios e colaborações de grande relevância. “O futuro da Educação a Distância na UFMS nos desafia como comunidade acadêmica especializada a continuar promovendo atividades de cooperação que vão além da mobilidade acadêmica. Esses espaços comuns em rede são uma das formas para gerar ideias inovadoras que todos os dias nos permitem cooperar mais e melhor”, ressalta.
A partir da cooperação, a Universidade poderá participar de novas ações com potencial de impactar o ambiente acadêmico e os estudantes, da EaD ou até mesmo do ensino presencial, que necessitam de recursos do ensino a distância em alguma medida. O credenciamento junto à Aiesad ainda é uma forma de reconhecimento da UFMS como uma das melhores instituições de ensino superior, já que somente universidades convidadas podem participar.
A secretária de Relações Internacionais da Agência de Internacionalização e de Inovação, Lucilene Machado Garcia Arf, explica que a UFMS foi credenciada por uma universidade espanhola, a partir de uma visita do reitor Marcelo Turine à Madrid. “A partir de então, providenciamos a documentação e fomos de fato efetivados”, celebra.
De acordo com a secretária, a Associação tem como objetivo contribuir com dirigentes, professores e estudantes das universidades membros, a partir de projetos e o compartilhamento de experiências sobre a EaD. “Temos agora uma nova rota de trabalho a empreender, já que somos membros de uma das mais renomadas associações de ensino a distância, o que nos coloca junto aos líderes com sentido visionário e humano, que discutem, pesquisam e propõem os rumos dessa educação”, conclui.
Texto: Mylena Rocha