Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema) de Chapadão do Sul, o projeto de extensão “Divulgação de conhecimento para planejamento e execução de atividades em assentamento rural” tem reunido mensalmente produtores da comunidade do Assentamento Aroeira para propagação de informação com vistas a desenvolver novas oportunidades de geração de renda.
Aprovado via Edital PAEXT/2017, sob coordenação da professora Rita de Cassia Félix Alvarez, CPCS, o projeto iniciou-se em junho deste ano e segue até dezembro.
Inicialmente, foi realizado um questionário para definição das atividades programadas e da organização. “Em continuidade, estão sendo realizadas visitas mensais ao assentamento onde são ministradas palestras por docentes e discentes bolsistas do projeto do curso de Agronomia e outros discentes voluntários do curso de Agronomia e Engenharia Florestal e também do grupo PET do CPCS, visando desenvolver novas oportunidades de geração de renda para agricultores familiares, assentados da reforma agrária do município de Chapadão do Sul (Aroeira)”, explica a professora Rita de Cassia.
Também participam do projeto os professores Cassiano Garcia Roque (Engenheiro Agronômo); Cid Naudi Silva Campos (Engenheiro Agronômo); Gileno Brito de Azevedo (Engenheiro Florestal); Karina Marie Kamimura (Engenheira Agronôma); Kleber Augusto Gastaldi (Engenheiro Agronômo); Simone Pereira da Silva (Administração); Luis Gustavo Amorim Pessoa (Engenheiro Agronômo); Meire Aparecida Silvestrini Cordeiro (Engenheira Agronôma) e discentes do curso de Agronomia, bolsistas do projeto de extensão: Camila Martins da Silva Rodrigues, Jorge Xavier da Silva e Beatriz Thiery Hayashi; além de discentes do curso de Engenharia Florestal e PET Aldair Ricardo Baréa, Daniel Mininel Ortolan, Hudson Soares do Nascimento, Ian de Lima Spigote, Daine Rezende da Fonseca, Luca Gomes Nunes e Agronomia e PET Jéssica Ferreira Diniz, Marcos Paulo de Oliveira Cunha, Abel Pereira Lima Soares, Sergio Pereira Filho, Igor Liborio Freitas, Caio Lucas Lopes de Oliveira.
“O projeto ainda está em andamento, mas a princípio, podemos adiantar que o objetivo do mesmo vem sendo atingido. Estamos tendo total respaldo da Sedema para efetuar nossas palestras e, a cada encontro, maior adesão de produtores da comunidade de assentados”, expõe a coordenadora.
Os assentados já estão diagnosticando suas necessidades no processo de produção e comercialização. “Estão se conscientizando também sobre a importância do cooperativismo, que até então não era praticado, possibilitando assim uma redução no custo de produção (frete e compra de insumos) e maior liquidez do produto (agregando mais valor)”, completa.
Essa parceria – UFMS- Sedema faz parte do Programa Aroeira Empreendedora, que reúne um conjunto de ações e projetos voltados para o Assentamento Aroeira. Os objetivos do programa são: “fomentar o desenvolvimento econômico, social e produtivo daquela comunidade, com base na agricultura familiar; levar conhecimento, técnica, insumos, estrutura e equipamentos; contribuir para elevar a qualidade e quantidade de produção, além de melhorar a qualidade de vida”.