CPAN comemora 50 anos

O câmpus do Pantanal (CPAN) comemorou, no último dia 13 de novembro, 50 anos de criação. Para comemorar a data, o câmpus lançou uma campanha para resgatar histórias de alunos, técnicos e docentes. Além disso, criou uma comissão para decidir sobre outras ações comemorativas.

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) foi implantada em 1962, em Campo Grande, capital do estado desde 1979. No ano de 1967, o Governo do Estado de Mato Grosso criou em Corumbá o Instituto Superior de Pedagogia de Corumbá (ISPC), pelo Decreto Estadual nº 402 de 13/11/1967.

Em 16 de setembro de 1969, integrando os Institutos de Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas, a Lei Estadual nº 2.947/69 criou a Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT). Em 1979, com a divisão do Estado de Mato Grosso, foi concretizada a federalização da Instituição que passou a se denominar Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), pela Lei Federal n º 6.674/79.

O CPAN está situado no município de Corumbá e atende, além do município de Corumbá, o município de Ladário e os países limítrofes do Cone Sul, em especial a Bolívia. É composto de 13 cursos de graduação e dois cursos de pós-graduação em nível de mestrado, com seus respectivos Laboratórios para a prática de ensino.

O câmpus tem buscado a integração regional além de estimular as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, tem participado ativamente da preservação dos recursos naturais, especialmente da fauna e flora do Pantanal, região onde está inserido, motivando estudos e pesquisas acerca dos aspectos ambientais, político, econômico, histórico-culturais, linguísticos e educacionais da região. Assim, desenvolve importante papel na formação de profissionais adequadamente capacitados, que se inserem no mercado de trabalho e contribuem para o desenvolvimento local e regional.