Coordenadores reúnem-se para discutir rumos da pós-graduação na Instituição

Nesta quinta-feira, 29, 49 coordenadores de programas de pós-graduação (PPGs) da UFMS reúnem-se na Cidade Universitária para discutir temas como internacionalização, rumos e indicadores da área e trocar experiências. “Agradeço a presença de todos aqui neste dia. A nossa Universidade está vivendo um momento muito importante, conseguimos alcançar o conceito máximo na avaliação de recredenciamento pelo Ministério da Educação, mas isso não significa que tenhamos desafios a serem superados. Um deles, por exemplo, é aumentar, ainda mais, o acesso aos nossos programas. Vocês são fundamentais nessa missão e momentos como esse ajudam a traçarmos os rumos da pós-graduação na UFMS”, disse o reitor Marcelo Turine.

Essa é a décima edição do Fórum de coordenadores dos mestrados e doutorados. “Parabenizo os coordenadores que estão presentes nesse evento. Vamos passar um dia de intercâmbio, diálogo, reunião e união para transformar as discussões em metas, em conquistas. Trouxemos convidados de renome nacional e internacional e culminamos, no fim do dia, reservando um momento para diálogo estreito com a Propp, seus diretores e servidores”, enfatizou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) Maria Lígia Rodrigues Macedo.

“É um encontro importante para debater as políticas de pós-graduação na UFMS e, automaticamente, isso impacta nos programas de cada Câmpus, nas áreas específicas. O Fórum discute temas importantes e, hoje, traz um foco fundamental para avaliação, que é a internacionalização. Além das palestras, ao final do Fórum nós, coordenadores, expomos o que precisamos, as necessidades de investimento, cabendo a Propp avaliar as demandas e trabalhar para conseguir sanar eventuais problemas de cada PPG. Por isso, esse Fórum é importante, ao nos colocar em contato direto com a Pró-Reitoria e, ao mesmo tempo, dialogue com seu próprio programa”, falou a coordenadora do PPG em Letras do Câmpus de Três Lagoas, Kelcilene Gracia Rodrigues.

O primeiro tema em discussão foi A internacionalização das pós-graduações: realidade, desafios e perspectivas. “Atualmente, a internacionalização é uma questão central na avaliação da pós-graduação, inclusive para definir a nota do programa. Todos nós, enquanto coordenadores, sabemos disso. O tema representa um desafio permanente, especialmente porque precisamos instituir um caminho, uma perspectiva da internacionalização no dia a dia. Minha fala, hoje, aqui, é no sentido de trocar experiências sobre as nossas dificuldades, a fim de provocar de forma mais intensa nossa reflexão sobre o tema”, ressaltou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, José Luis Fernando Luque Alejos.

Ainda no período da manhã, o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Márcio de Castro Silva Filho, fala sobre Pós-graduação: passado presente e desafios para o futuro. Após intervalo para almoço, o Fórum prossegue no período da tarde, na Sala de Atos da Reitoria. Às 14h, o diretor científico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, Nalvo Franco Júnior, fala sobre a Fundação e os indicadores da pós-graduação em MS. E, antes do encerramento, às 15h30, será reservado um momento para diálogos entre a Propp e os coordenadores.

“Este é o momento de agregar, festejar e lançar novas propostas, um novo planejamento que trará um futuro cada vez maior e melhor para nossa pós-graduação”, finaliza Maria Lígia.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Álvaro Herculano