Coordenações e secretarias administrativas se reúnem para aprimorar gestão orçamentária

Para alinhar as diretrizes que dizem respeito ao orçamento, finanças e gestão de materiais, hoje e amanhã está sendo realizado o evento “Reunião Técnica dos Coads e Secads”, no prédio da Secretaria Especial de Educação a Distância e Formação de Professores (Sedfor).

O objetivo da reunião é que os coordenadores e secretários administrativos de todas as unidades – como institutos, faculdades e escolas – e de todos os câmpus possam trocar conhecimentos, tirar dúvidas e, por fim, padronizar os procedimentos das Coordenações Administrativas (Coads) e das Secretarias Administrativas (Secads).

“A ideia principal é trabalharmos com a excelência da gestão, propiciando uma troca de experiências entre as Coads e as Secads, reunindo aquilo que eles fazem na ponta e trazendo para o que a administração central entende e partilha como sendo um processo de melhoria de gestão. A experiência que eles têm contribui para aquilo que a gente vem buscando, essa melhor eficiência no refino do processo e uma padronização de procedimento”, explica Marco José Silva, da Coordenadoria de Gestão Orçamentária.

“Parabenizo aos organizadores pela realização dessa reunião. A intenção é que vocês compartilhem as boas práticas, troquem experiências e estejam unidos e em constante comunicação para propormos soluções para os desafios que enfrentamos no dia a dia da administração pública. É importante que vocês realizem o operacional, mas que estejam também alinhados aos diretores das unidades, compartilhando as estratégias”, lembrou o reitor Marcelo Turine.

O secretário administrativo do Campus de Naviraí (CPNV), Jorge Ricardo Gouveia, conta que o evento propiciou o encontro das equipes das diferentes localidades, fazendo com que pessoas que trabalham juntas há anos se conheçam pessoalmente pela primeira vez, estreitando laços e melhorando a comunicação interna. Além disso, Jorge também afirma que todas as pautas debatidas na reunião serão de grande enriquecimento para sua atuação no CPNV. “Todos os temas debatidos aqui são muito importantes. Algumas dúvidas eram comuns entre todos e às vezes cada Coad tinha sua dúvida num contexto diferente, e aqui conseguimos padronizar soluções. Nós também vamos criar um grupo de mensagens para fechar a comunicação entre os secretários e os coordenadores administrativos, para termos uma eficiência muito maior”.

Segundo Marco José, há planos para que a reunião técnica eventualmente se torne um fórum, uma organização mais definida e que conseguirá realizar mais eventos do tipo, com o objetivo de melhorar a administração de toda a Universidade. “Nós queremos montar um fórum permanente, porque as mudanças de cenário e as expectativas de planejamento alteram de forma tão rápida que se nós não tivermos uma junção de esforços e uma proximidade maior, seremos engolidos por essas mudanças. A expetativa de formar esse fórum é levar para todas as unidades, e no menor tempo possível, os novos procedimentos adotados pela Universidade e fazer com que todos remem para o mesmo lugar”, afirma.

Texto e fotos: Leticia Bueno