Convênio entre UFMS, Detran e Fertel busca conscientização no trânsito

Uma solenidade oficializou a parceria entre a UFMS, a Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel) e o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) na manhã desta terça-feira, 3, na sede da Fertel, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. O acordo permitirá a produção de conteúdo sobre os cuidados nas ruas e estradas, por meio do Programa de Rádio e TV voltado para Educação e Conscientização do Trânsito.

Para o reitor Marcelo Turine, a iniciativa é uma oportunidade para os estudantes da UFMS contribuírem com a sociedade de forma efetiva. “Quero agradecer ao Governo do Estado e ao Detran por construirmos juntos um modelo de ação que gerará um impacto significativo para todas as instituições e para a comunidade sul-mato-grossense”, disse.

O governador esteve presente na cerimônia de assinatura do convênio.

Presente no evento, o governador Reinaldo Azambuja ressalta a importância da parceria com a UFMS. “A Universidade dará um apoio para que a gente possa divulgar e melhorar a conscientização, para diminuir os acidentes de trânsito, que aumentaram muito. Precisamos de uma mídia forte para promover a educação”, diz.

O diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, explica que o investimento no projeto provém das multas que foram aplicadas em casos de infrações. Agora, este recurso será revertido na conscientização, por meio da informação. “A comunicação para a educação no trânsito é fundamental, é algo que não podemos desconsiderar. Tem que estar sempre na mídia, com conteúdos bons, para que as pessoas se interessem”.

O Departamento Estadual de Trânsito possui ações voltadas para a educação, como projetos com crianças nas escolas e orientações nas autoescolas. Para a diretora de educação do Detran-MS, Elijane Coelho, o convênio oferece uma oportunidade para a conscientização de pessoas que não eram atingidas pelas iniciativas preexistentes.

O diretor-presidente do Detran afirma que os recursos vêm da arrecadação das multas.

“Agora, vamos atingir as pessoas que estão no trânsito no dia a dia e, que na correria da rotina, acabam deixando de usar os conhecimentos que aprenderam na autoescola. Também daremos orientações para pessoas que não dirigem, mas também estão no trânsito, como os pedestres e ciclistas”, detalha.

De acordo com o diretor-presidente da Fertel, Youssif Assis Domingos, a UFMS foi escolhida para que os acadêmicos possam participar e levar o conhecimento sobre o trânsito para os sul-mato-grossenses. “A Universidade Federal tem o know-how (saber prático) para elaborar esse projeto”.

A diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom) da UFMS e coordenadora do projeto de extensão, Rose Pinheiro, afirma que a proposta busca fortalecer ações para estimular a conscientização entre pedestres, ciclistas e condutores. “[Será] por meio da divulgação de materiais para rádio, TV e mídias sociais, com abrangência em todo o estado”.

O Programa vai envolver os veículos de comunicação da Fertel, como a Rádio Educativa 104 FM e a TV Educativa, além dos canais do Detran-MS. O diretor de Rádio e TV da Rede Educativa, Joel Silva, diz que os estúdios servirão como um laboratório para o desenvolvimento dos conteúdos. Os materiais produzidos serão distribuídos na programação e, posteriormente, também será lançado um programa específico com foco na educação no trânsito.

A ideia é que os acadêmicos utilizem a criatividade para produzir materiais informativos sobre as regras do trânsito. Eles atuarão como estagiários nos estúdios da Fundação e também nos Câmpus. “Contamos com o estudante para desenvolver esse conteúdo de uma maneira agradável e atrativa, com bastante qualidade para todos os veículos envolvidos no Programa”, reforça a diretora Rose Pinheiro.

Estudantes podem se inscrever

O Programa oferece 34 vagas de estágio para acadêmicos de diversos cursos em todos os Câmpus, com bolsas no valor de R$ 700. Entre as oportunidades, 20 serão para estudantes a partir do 5º semestre de Jornalismo, Audiovisual, Música ou Letras, que atuarão diretamente nos estúdios da Rádio e da TV da Fertel em Campo Grande. Há, ainda, cinco vagas para acadêmicos, também a partir do 5º semestre, de Jornalismo, Audiovisual, Letras, Música, Direito, Administração, Jornalismo, Audiovisual, Música ou Letras atuarem na Cidade Universitária.

O restante das vagas é para estudantes que cursam a partir do 3º semestre de Administração, Direito, Letras, História, Geografia, Pedagogia, Turismo, Agronomia ou Sistemas de Informação nos demais Câmpus.

As inscrições estão abertas e seguem até o dia 10 de maio. Para se candidatar, os interessados devem encaminhar o currículo para o e-mail agecom@ufms.br.

Texto: Mylena Rocha

Fotos: Thayná Oliveira