Contribuições para alterações no Estatuto podem ser feitas até 10 de maio

Foi ampliado para 10 de maio o prazo para a comunidade acadêmica encaminhar contribuições para as alterações propostas no Estatuto da UFMS. “A Comissão de Revisão e Consolidação das propostas apresentadas referentes à alteração do Estatuto disponibilizou a toda a comunidade uma consulta pública através da UFMS Participativa”, explica a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças e presidente da Comissão, Dulce Maria Tristão.

A aba UFMS Participativa deve ser acessada no espaço Acesso à Informação do portal institucional. Por meio desta ferramenta, professores, técnicos e estudantes podem comentar, dar sugestões e opinar antes de tomadas de decisão da administração central e dos conselhos superiores da Universidade. Para facilitar o envio de manifestações pela comunidade acadêmica, a Comissão disponibilizou lado a lado a íntegra do Estatuto vigente e a proposta apresentada, com marcações das alterações no texto.

“A proposta de alteração do Estatuto não muda a essência do que hoje está vigente, pelo contrário, ela traz pequenos ajustes, alterações referentes a contribuições que vem ao longo dos últimos ano sendo apresentadas. Uma das mudanças é inserção dos temas inovação e empreendedorismo. Em relação à origem dos recursos financeiros, propõe a inclusão dos fundos patrimoniais. Inclui também as agências que existem hoje como unidades da Administração Central, além de reorganizar alguns textos para o seu aprimoramento e aperfeiçoamento”, comenta Dulce.

De acordo com a pró-reitora, outras alterações se referem à nomenclatura de componentes dos conselhos de graduação que passaram a ser diretores e não mais coordenadores, e à atualização da participação dos acadêmicos da pós-graduação nos conselhos.

 

Texto: Vanessa Amin