O Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior do Estado de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS) promoveu a segunda reunião de 2019 para discutir estratégias em prol do fortalecimento da Educação Superior, a ciência, tecnologia e inovação no Estado. O encontro foi realizado na Uniderp, na última terça-feira (4), com a presença de reitores da UFMS, Uniderp, UEMS, UCDB, UFGD e IFMS.
Na pauta do encontro estavam temas como a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); a atuação do Zicosur; o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) da UCDB; parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia; e a apresentação da agenda institucional de formação e divulgação do Marco Regulatório nas instituições de ensino superior, realizada pela Fundect.
O presidente do CRIE-MS e reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Marcelo Turine, destacou que o trabalho do Conselho tem sido fundamental para fortalecer a educação, ciência, tecnologia e inovação no Estado. “Definimos alguns encaminhamentos para pulverizar esforços nas nossas instituições e ter um maior avanço no estado. Foram vários temas estratégicos apresentados, entre eles, o projeto do Observatório de Práticas Institucionais de Assistência Social do Estado de Mato Grosso do Sul, onde poderemos compartilhar conhecimentos de iniciação científica, mestrado e doutorado no portal do Estado e isso é muito importante para divulgar as informações”, afirma.
O evento também contou com a apresentação do trabalho realizado pela Federação de Empresas Juniores de Mato Grosso do Sul (Fejems), demonstrando que o empreendedorismo e inovação no ambiente universitário são essenciais para a competitividade do Estado. “É um trabalho importante, que deve ser apoiado pelo Conselho e também dentro de nossas instituições, pois trata-se de uma iniciativa que fomenta a troca de conhecimento e experiências entre os alunos, promovendo desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico. Tudo isso traz benefícios para o mercado local”, avaliou o vice-presidente do CRIE/MS e reitor da Uniderp, Taner Bitencourt.
Os reitores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Fábio Edir; da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), padre Ricardo Carlos; do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Luiz Simão Staszczak; e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Liane Maria Calarge também integraram as discussões. “Estamos mostrando que a união faz com que o nosso conhecimento e potencial transcenda à sociedade e ajude o nosso cidadão a gerar emprego, renda e diminuir a desigualdade social Brasil”, finalizou o presidente do CRIE-MS, Marcelo Turine.
Texto: Cidiana Pellegrin, Uniderp
Fotos: JC Costa