Congresso em Portugal é fruto de debates realizados em grupo de pesquisa da Universidade

Entre os dias 16 e 19 de janeiro de 2019 será realizado no município de Lameira em Portugal, o 1° Congresso Global de Direitos Humanos, com o tema “Novas políticas de cidadania e de desenvolvimento sustentável”. O evento é fruto de pesquisas e debates desenvolvidos pelo grupo de pesquisa interinstitucional em “Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável”, linha de pesquisa “Justiça, Políticas Públicas e Sustentabilidade”, área do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas Direito. O grupo é vinculado à UFMS, registrado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e realizado em parceria com diversas instituições nacionais e internacionais.

O 1° Congresso Global de Direitos Humanos conta com a co-realização de universidades de Portugal e Espanha e será composto por palestras e comunicações, atividades culturais e ambientais, com ênfase no debate dos Direitos Humanos e Direito Ambiental. O objetivo é realizar uma reflexão e despertar novos debates sobre as 17 metas do desenvolvimento sustentável listadas pela ONU em 2015 (Agenda 2030), para o desenvolvimento sustentável, eliminação das violações dos Direitos Humanos e condução a uma sociedade mais justa e solidária.

O Congresso tem a direção dos professores João Paulo Borges Bichão (MP/PT); Laís Locatelli da (USAL/ES); Lídia Maria Ribas da UFMS e Maria da Glória Costa Gonçalves de Sousa Aquino da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

As inscrições estão abertas até o dia 16 de dezembro por meio do site do evento.

 

Texto: Ariane Comineti com informações da organização