Conferência Regional sobre Educação Superior tem participação de pesquisadores da UFMS

Representantes da UFMS estarão em Brasília (DF) de hoje a sexta para a reunião de prosseguimento da 3ª Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e Caribe (Cres+5), que foi realizada em Córdoba (Argentina) em 2018. O objetivo é discutir os possíveis caminhos e prioridades para o ensino superior nos países participantes para os próximos anos. 

O evento, realizado após cinco anos da Cres 2018 e por isso intitulado Cres+5, foi agendado para uma avaliação e atualização das ações acordadas no Plano de Ação 2018-2028 após a pandemia da Covid-19, que trouxe grandes transformações ao ensino. 

O reitor Marcelo Turine integrou a comissão formada por reitores da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Super (Andifes), no mês passado, no Congresso Internacional de Educação Superior, em Havana (Cuba). A programação contemplou a 4ª Reunião Preparatória para a Cres+5 e a reunião do Conselho Diretivo do Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior. “É um evento muito importante para entender os avanços e desafios para propor estratégias para o fortalecimento do ensino superior”, disse o reitor.

O futuro da educação superior  será abordado dentro dos 12 eixos temáticos da conferência. As discussões irão tratar, entre outros assuntos, das relações entre educação superior, diversidade cultural e interculturalidade, internacionalização e integração regional na América Latina e Caribe; do papel da educação superior diante dos desafios sociais e no desenvolvimento sustentável da região; do impacto da Covid-19 no ensino superior e do trabalho e das condições de vida dos atores da educação superior. Serão debatidos também a inclusão, a diversidade, o papel das mulheres, o financiamento e a governança na educação superior; a pesquisa científica e tecnológica e a inovação como motores do desenvolvimento humano, social e econômico; e a autonomia das instituições.

A organização da Cres+5 é do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; e do Instituto Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Unesco Iesalc). Participam reitores, pró-reitores, diretores, servidores, trabalhadores e estudantes das redes de ensino superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente.

Mais informações sobrea Cres+5 podem ser obtidas aqui

 

Texto: Ariane Comineti