A UFMS e a Universidade Ibn Tofail (UIT) de Kenitra, Marrocos, realizam a Conferência Internacional de Governança, Economia e Finanças – ICGEF22 nesta quinta, 6, e sexta-feira, 7. “É um fórum aberto para a apresentação de novas ideias, troca de experiências e sinergias entre acadêmicos e profissionais de governança, economia e finanças. O objetivo principal é compartilhar reflexões e recomendações sobre governança, economia e finanças globais, além de modelagem e implementação de sistemas digitais e inteligência artificial”, explica a professora da Esan e coordenadora local do evento, Yasmin Casagranda. A Conferência acontece de forma simultânea nas duas instituições: na Escola de Administração e Negócios (Esan), da UFMS, e na Escola Nacional de Negócios e Gestão (ENCG), da UIT.
Segundo a professora, a ICGEF22 é também um fórum internacional de discussão sobre Novos Desafios na Economia e Finanças Contemporâneas, que visa a apresentar os avanços recentes, as mais recentes soluções e desenvolvimentos de investigação nas áreas teóricas e práticas. “Estarão reunidos pesquisadores de diversas instituições do Brasil e do Marrocos em debates que envolverão contextos científicos, sociais e com objetivo de buscar englobar o desenvolvimento sustentado”, ressalta.
Entre os principais tópicos abordados estão: governança global, economia, finanças, gestão, modelagem matemática e aplicações, processo estocástico de economia e finanças, econometria, análise de dados, digitalização e inteligência artificial na área financeira, temas especiais e áreas de foco. “Um evento internacional é oportunidade única para poder reunir pesquisa e ciência. Todos podem participar e se inscrever até o dia do evento. Para a comunidade acadêmica da UFMS, há isenção de taxa de inscrição”, explica Yasmin. As informações sobre a programação e certificados, estão disponíveis no portal icgef22.encgk.com.
Para a transmissão na Esan, há apoio tecnológico da Agência de Educação Digital e a Distância. Na organização estão envolvidos professores, pesquisadores e acadêmicos de graduação e pós-graduação de ambas as instituições, além de parceiros.
Cooperação internacional
O acordo de cooperação internacional foi firmado pela UFMS com a Universidade IBN Tofail em maio deste ano, a partir da iniciativa do professor Leandro Sauer, com o apoio do diretor da Esan José Carlos de Jesus Lopes e do professor visitante Rachidi Mustapha. Também contou com o apoio do diretor do Instituto de Matemática Bruno Dias Amaro. O processo de formalização ficou sob a responsabilidade da Secretaria de Relações Internacionais da Agência de Internacionalização e Inovação.
Segundo o professor Leandro, a ICGEF22 é a primeira ação do acordo. “Atualmente, também estamos discutindo projetos de pesquisa a serem desenvolvidos pela Esan e ENCG, também entre a Faculdade de Computação da UFMS e a Escola Nacional de Ciência e Tecnologia, além de possíveis projetos em parceria com pesquisadores do Instituto de Matemática e da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação”, ressalta Sauer. De acordo com ele, o memorando tem duração de 60 meses e deve beneficiar outras unidades da UFMS.
Texto: Vanessa Amin