Nos dias 26 e 27, será realizada a primeira Conferência de Internacionalização da UFMS. O evento é organizado pela Secretaria de Relações Internacionais da Agência de Internacionalização e Inovação (Serin/Aginova). “A ideia é fomentar um debate sobre a internacionalização, como também difundir e comunicar o conhecimento produzido no período de um ano, no seio da instituição universitária”, explica a secretária Lucilene Machado Garcia Arf.
De acordo com a responsável pela Serin, a internacionalização na UFMS está pensada, a partir de seu plano de desenvolvimento internacional, para incluir todas as áreas da gestão universitária, levanto em consideração as suas particularidades. “Instituir a internacionalização em toda estrutura da Universidade é um objetivo difícil de alcançar. Então, inicialmente, estamos propondo fortalecer o que já temos e alçar voos mais altos em busca de novas oportunidades”, destaca.
A abertura está marcada para às 13h30 do dia 26. O evento será transmitido pelo canal da TV UFMS. Estão programadas palestras, painéis sobre temas como internacionalização e ações institucionais, Idioma Sem Fronteiras nas universidades, experiências de mobilidade e parcerias internacionais, multilinguismo, desenvolvimento de vocações científicas, desenvolvimento e inovação em cooperação internacional, política de internacionalização e internacionalização entre universidades brasileiras e francesas (confira a programação completa no final do texto).
“A internacionalização é um processo transversal atingindo toda a universidade com seus pilares principais: ensino, pesquisa e extensão. E para sua transformação é necessário que o nacional e o internacional se complemente, nunca se excluam. Abrir-se ao mundo é compatível com os mais diversos segmentos da instituição”, acrescenta.
Podem participar da Conferência professores, técnicos, acadêmicos de graduação e pós-graduação, diretores, gestores, ou seja, toda a comunidade universitária. As inscrições para participar do primeiro dia devem ser feitas aqui. Já para quem quiser participar das atividades no dia 27, podem se inscrever aqui. Serão emitidos certificados.
“Esta é a primeira conferência desse porte que realizamos neste ano. Organizamos outros eventos, mas são mais restritos. A Conferência é o resultado de todo nosso trabalho em 2021, que, como 2020, foi um ano atípico. Devido à pandemia da Covid-19 as políticas de internacionalização universitária enfrentaram importantes obstáculos, por conta da imobilidade, da rigidez dos processos nas relações internacionais, das decisões tomadas abruptamente, entre outros”, relata Luciene.
Confira a programação completa:
Texto: Vanessa Amin