Em 2020, o Campus de Três Lagoas (CPTL) comemora 50 anos e para celebrar seu Jubileu serão realizados diversos eventos virtuais que se iniciam este mês e seguem até novembro.
A conferência de abertura, “Caminhos e possibilidades para o Ensino Superior: reflexões à luz do pensamento de Paulo Freire”, será realizada amanhã, 27, ministrada pela professora Ana Maria Araújo Freire (PUC/SP), guardiã e divulgadora oficial das obras do professor Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira. A transmissão será às 19h no canal da TV UFMS.
“Eu vou falar dos desafios da educação, como a educação está totalmente atrelada à sociedade. A gente tem que ver como a sociedade brasileira está funcionando agora e, a partir disso, quais são os desafios que vamos ter ou que já estamos tendo e porquê a gente luta, diante desse desafio, por uma educação humanizadora, questionadora, problematizadora, dialética e dialógica, para que possamos superar essas condições que nos estão sendo dadas”, explica Ana Maria.
Segundo as professoras Silvana Alves da Silva Bispo e Regina Aparecida Marques de Souza, membros da Comissão Organizadora Local das comemorações dos 50 anos do CPTL, Ana Maria foi convidada para palestrar pois, além de divulgar e dar continuidade às reflexões de seu esposo, produziu obra relevante voltada a temática da educação como caminho para a liberdade e a autonomia.
Ana Maria Freire também foi a primeira professora a receber o título de Doutora Honoris Causa pelo Campus de Três Lagoas, em 2018. “Três Lagoas e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul são muito especiais. Eu recebi esse título e estou comprometida com a Universidade. Fora isso, eu recebi esse título porque vocês trabalham sério, uma Universidade que está querendo transformar a sociedade brasileira, não é aquela que está se adaptando e trabalhando em prol do retrocesso brasileiro, então não há como não atender esse convite”, declara.
Quando questionada sobre as expectativas para a conferência, a professora conta acreditar que o evento “vai atingir muita gente e ter essa mesa inicial com muitas autoridades vai chamar também muita gente. ‘Venham para cá, vamos ouvir, vamos nos aconchegar, vamos nos unir, vamos conquistar um Brasil melhor’ e eu acho que isso é fantástico, essa união que a gente pode ter, essa solidariedade, essa confiança que a gente tem no outro e na outra, nesses tempos não só de pandemia, mas de vírus por todos os lados, os vírus não só de doença, mas vírus outros que estão corroendo e matando parte da sociedade”.
Programação
As comemorações do Jubileu seguirão até novembro, confira a programação principal:
27/8/2020 – 19h – Conferência de abertura: Caminhos e possibilidades para o Ensino Superior: reflexões à luz do pensamento de Paulo Freire – Professora Ana Maria Araújo Freire (PUC/SP)
17/9/2020 – 19h – Painel “Fecundar o chão no ensino superior: o nascimento do Câmpus de Três Lagoas”
29/9/2020 – 19h – Painel “A Pós-Graduação no CPTL/UFMS: história, missão e desafios”
19/10/2020 – 19h – Painel “A construção de uma agenda de pesquisa no CPTL”
6/11/2020 – 19h – Painel “Para além dos muros da universidade: a extensão como diálogo entre o CPTL/UFMS e a comunidade”
20/11/2020 – 19h – Painel “A inserção social do CPTL: da formação inicial à nucleação”
26/11/2020 – 19h – Conferência de encerramento: “Desafios da pesquisa e do ensino superior na área das Ciências Exatas e Engenharias – Professor João Antonio Pereira (Unesp/Ilha Solteira)
Texto: Evelyn da Costa Souza (estagiária da Agecom no CPTL) e Leticia Bueno