Conferência com pesquisadora neozelandesa abre a programação do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância

O 20º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o 9º Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD) iniciaram a programação na noite desta segunda-feira, 23, com a conferência Inovação e qualidade na aprendizagem on-line, da pesquisadora neozelandesa Ebba Ossiannilsson. A abertura também teve a apresentação do cantor Jerry Espíndola com os convidados Rodrigo Teixeira e Renan Nonato no Teatro Glauce Rocha.

O reitor Marcelo Turine deu boas-vindas a todos participantes do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e enfatizou a importância da Educação a Distância. “ É um orgulho muito grande fazer parte desse movimento, pois nosso sonho é fazer uma educação de qualidade e de tecnologia e fortalecer a Educação a Distância do nosso Brasil. É pela Educação que vamos transformar a vida das nossas crianças. Que neste evento consigamos iluminar, inspirar soluções cada vez mais eficientes com muita governança para transformar a realidade do nosso Brasil, temos que ter condições para que os nossos jovens continuem e permaneçam na Educação Superior e a Educação a Distância é uma ferramenta uma modalidade que acredito e admiro muito e cada vez mais vai conseguir reduzir a desigualdade do nosso país e do nosso estado”, disse.

O presidente da Associação Universidade em Rede (UniRede), Alexandre Martins dos Anjos, destacou a alegria em participar do evento em Mato Grosso do Sul. “A Unirede desenvolve várias ações e trabalha em todas regiões do Brasil, e hoje estamos aqui participando desse grande evento. Quem ainda não participa venha fazer parte com a gente, pois será uma honra recebê-los. E aqui digo a todos: é só por meio dessa modalidade que vamos de fato fazer inclusão, que nós vamos democratizar a educação brasileira numa perspectiva de qualidade e uma educação pública socialmente referenciada”, destacou.

O diretor da Agência de Educação Digital e a Distância, Hercules da Costa Sandim, discursou a todos os presentes. “Juntos com a UniRede, vamos trazer para a sociedade importantes discussões sobre a qualidade do Ensino a Distância nas instituições públicas brasileiras de ensino superior, esperamos que vocês aproveitem ao máximo, pois pensamos em cada detalhe, cada painel temático, pensamos em tudo e trabalhamos incansavelmente para receber a todos. Sejam bem-vindos a que vocês possam conhecer a nossa cultura e as belezas do nosso estado”.

A pesquisadora na área de ensino a distância, Ebba Ossiannilsson, agradeceu o convite em palestrar em Mato Grosso do Sul. “ Agradeço a UniRede pelo convite e também a UFMS por essa grande recepção. Eu já vi as capivaras e ainda quero ver os jacarés nos próximos dias, quero conhecer mais um pouco da cultura deste estado.  E digo a  todos ,  falar sobre  Educação a Distância é muito importante, pois temos que ter uma mudança sistêmica neste panorama e quando trabalhamos com educação temos que ser flexíveis. Parabéns por essa conferencia maravilhosa”.

A programação segue ao longo da semana com conferências e palestras, além das atrações culturais. Nesta terça-feira, 24, os músicos Evandro Dotto e Bianca Danzi realizam a apresentação no Auditório 2 do Complexo Multiuso 1 às 18h. Já no dia 25, o Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko realiza uma apresentação especial para o público no hall de entrada do Complexo Multiuso 1, às 18h. A partir das 20h30, o cantor Dani Black será a atração do Teatro Glauce Rocha. Para encerrar a semana, o Centro Cultural Boliviano Tinkuna realiza uma apresentação no hall de entrada do Complexo Multiuso 1, às 18h.

Texto: Lúcia Santos

Fotos: Mylena Rocha