Confaeb será realizado em Campo Grande

Nesta manhã de quinta-feira (26) no Museu da Imagem e do Som foi realizada uma entrevista coletiva para tratar da realização do XXVII Confaeb – Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil. O evento, que será realizado em Campo Grande de 14 a 28 de novembro, é considerado o maior congresso de arte educação do Brasil e vai reunir pesquisadores de diversos Estados do país. O principal foco do Confaeb é discutir a formação dos docentes na área da educação em artes e compartilhar suas experiências.

Com o foco na formação dos docentes e na produção científica, a professora de Artes Visuais da UFMS e presidente do Confaeb, Vera Penzo, explica que o Congresso representa um dos mais relevantes fóruns de discussão. “A intenção do Congresso é discutir o ensino de artes e aglutinar todas as linguagens artísticas. O evento sempre busca a relação com o lugar onde está sendo realizado. Vai juntar pesquisadores e propiciar o diálogo, evidenciando a produção artística. O foco é a experimentação artística em sala de aula e a formação docente”.

São 320 trabalhos inscritos para apresentações e 234 pesquisadores vão falar de suas pesquisas, expondo suas experiências nos locais mais diversos do Brasil. “O Congresso é em defesa do ensino de arte de qualidade, reconhecendo a importância do professor para a formação do aluno”, diz Vera, considerando que hoje há no Estado um déficit de 4 mil professores de artes nas quatro linguagens.

Para o secretário de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, sediar um evento como este em Campo Grande, é uma oportunidade de extremo impacto para o desenvolvimento de políticas públicas na interface da educação e arte.  O secretário ressalta: “Hoje o mundo está globalizado, conectado e precisamos ter a responsabilidade de ampliar valores cidadãos, a cidadania na escola. Trabalhamos aqui a cidadania cultural, o que a gente quer colocar na alma das pessoas. Você tem que enfrentar dando conhecimento. É a inclusão institucional da arte educação com todas as suas valorações. Sediar este congresso é um desafio gigantesco para nós. Que a gente consiga dar o máximo de condições para a realização. Esse Estado é o coração do Brasil. Que a Cultura e a Educação possam se juntar de maneira contundente. Vamos colocar toda nossa energia nisso”.

Frente as diversas polêmicas que foram suscitadas recentemente no âmbito da arte, o Confaeb também servirá de palco para o debate da relação da arte com a cultura e valores morais. “É pelo conhecimento que vamos superar os impasses. Porque o que estamos vendo hoje é uma situação na qual as pessoas não sabem e se pautam por discussões e opiniões superficiais arraigadas em tradições que são nocivas ao desenvolvimento humano. Por isso, o grande valor do Congresso é mostrar o que temos de melhor, em termos de produção científica, e conhecimento”, defende Vera.

Com este evento serão realizados também o V Congresso Internacional dos Arte Educadores e o II Seminário de Cultura e Educação de Mato Grosso do Sul. A realização é da Faeb, e a organização, além da Secc, FCMS e UFMS (por meio dos cursos de Artes Visuais – Licenciatura e Bacharelado, Música), é da Associação Sul-Mato-Grossense de Arte-Educadores (Asmae), UEMS (Curso de Artes Cênicas – Licenciatura), UFGD (Curso de Artes Cênicas – Licenciatura e Bacharelado) e Secretaria Municipal de Educação.

As inscrições para ouvintes estão abertas até 5 de novembro. Mais informações e inscrições pelo site www.confaeb.art.br ou pelo e-mail da Comissão Organizadora: confaeb2017@gmail.com .