Concurso público oferece vagas para o Hospital Universitário e tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e os candidatos têm até o dia 30 de outubro para participar. São três editais com previsão total de 695 vagas, sendo 554 vagas para a área médica; 106 vagas para a área assistencial; e 35 vagas para o setor administrativo. Além das vagas previstas, o concurso tem por finalidade a formação de amplo cadastro reserva para diversos cargos e especialidades. Os interessados podem atuar na sede administrativa da Empresa, em Brasília, ou em uma das 41 unidades hospitalares, entre elas o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS).

Para o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o reforço de pessoal é fundamental para a manutenção do trabalho de excelência da Rede Ebserh no sentido de apoiar o ensino, a pesquisa e inovação, ao mesmo tempo em que oferece assistência de qualidade à saúde. “Estamos integrados ao Sistema Único de Saúde e temos a responsabilidade de fazer mais e melhor para a sociedade que busca os nossos cuidados. Os futuros trabalhadores e trabalhadoras, aprovados neste concurso, terão oportunidade de seguir uma carreira importante do ponto de vista pessoal, mas também de contribuir para mudar positivamente a vida de milhares de pessoas”, declarou Chioro.

O concurso disponibilizará as inscrições para seis microrregiões do país, em que o candidato poderá optar por uma determinada unidade hospitalar. As provas ocorrerão em um só dia em todos os estados brasileiros, incluindo capitais e cidades do interior onde se localizam os hospitais da Rede Ebserh. As provas devem ser realizadas no dia 17 de dezembro.

Uma importante novidade marca esse concurso nacional. Por meio de uma articulação com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, foi estabelecida a reserva de 10% das vagas ofertadas a candidatos PCD (Pessoa com Deficiência), totalizando 70 vagas, enquanto a legislação prevê 5%. Além disso, será cumprida a reserva de 20% das vagas para pessoas negras ou pardas, totalizando 139 vagas. “Esta iniciativa da Ebserh visa à promoção da inclusão e da diversidade, bem como a valorização do ser humano e suas diversas particularidades e potencialidades. Estamos atuando de forma a contribuir por uma sociedade em que todos tenham espaço e sejam respeitados”, afirmou a diretora.

Vagas

Na área médica, as chances são para mais de 90 especialidades. Na área administrativa, as vagas são para: advogados, administradores, biblioteconomistas, contadores, economistas, estatísticos, publicitários, jornalistas, relações públicas, tecnólogos da informação, arquitetos, engenheiros civil, eletricista, de produção, mecânico e de segurança do trabalho, além da vaga de analista administrativo (qualquer nível superior), e as de nível médio para assistente administrativo, técnico em contabilidade e em segurança do trabalho.

Já na área assistencial, há oportunidades para: assistentes sociais, biólogos, biomédicos, dentistas e cirurgiões dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, pedagogos, educadores físicos, físicos, terapeutas ocupacionais, técnicos em análises clínicas, em enfermagem, em farmácia, em necrópsia, em radiologia, em radioterapia, e em saúde bucal.

Os detalhes podem ser conferidos nos editais, disponíveis no portal da Ebserh.

Texto: Vanessa Amin, com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh

Foto: Álvaro Herculano