Concurso fotográfico UFMS Além dos Olhos celebra os 45 anos de Federal

Estão abertas as inscrições até 30 de agosto para o concurso fotográfico UFMS Além dos Olhos. A 8ª edição comemora os 45 anos de Federal, com o intuito de celebrar a importância da Universidade para a comunidade universitária e a relevância da Instituição para o desenvolvimento do ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade no Mato Grosso do Sul.

A diretora da Agência de Comunicação Social e Científica, Rose Mara Pinheiro, afirma que concurso fotográfico se destaca como uma forma de conhecer os vários locais da Instituição e como um espaço para os talentos da comunidade universitária. “O mote dos 45 anos é mais um incentivo para comemorar o aniversário e as diversas histórias que fazem a nossa Universidade. A expectativa é que as pessoas aproveitem a oportunidade e compartilhem os seus olhares distintos sobre a Universidade”.

Os registros fotográficos e artísticos que representem o cotidiano, a cultura, arquitetura, sustentabilidade e riqueza natural dos câmpus da Universidade devem ser inscritas por estudantes e servidores no Sistema de Informação e Gestão de Projetos. Cada participante poderá inscrever somente uma fotografia, que deve estar na posição horizontal. Fotos coloridas e em preto e branco são aceitas, mas não poderão apresentar efeitos digitais, como bordas e distorções, ou com ajustes, como tratamento e manipulação.

No total, serão escolhidas 14 fotografias que estamparão o calendário institucional da Universidade em 2025. Os critérios da avaliação são baseados em aspectos técnicos e estéticos da fotografia, como composição, enquadramento, criatividade na representação do concurso e fortalecimento da imagem institucional. As fotos selecionadas serão publicadas no Instagram oficial da UFMS e submetidas a votação popular. As fotografias que não forem selecionadas, serão armazenadas no Repositório Institucional e poderão ser utilizadas em outras ações.

Para umas das membras da comissão de avaliação do concurso fotográfico, Camila Rubya G. de Oliveira, a edição comemorativa deste ano é um meio de celebração e reflexão da identidade da UFMS. “Em um ano tão significativo, o concurso serve como uma forma de celebrar e refletir sobre a trajetória da nossa Universidade. As fotografias capturam momentos, lugares e símbolos que representam a história e os valores da Instituição. As imagens mostram como a comunidade universitária percebe e valoriza a Universidade em um marco tão importante, permitindo uma conexão mais profunda com seu legado”, pontua.

Mais informações estão disponíveis no edital abaixo:

EDITAL (AGECOM) n 5, de 19-06-2024.

Texto: Nélida Navarro