Concertos com obras clássicas e contemporâneas são gratuitos e abertos à comunidade

O auditório Professor Luis Felipe de Oliveira será palco de duas atrações musicais, sempre às 20h45, com a regência do professor Jorge Geraldo. As apresentações reúnem estudantes e músicos da comunidade externa em concertos gratuitos e abertos ao público.

Nesta terça-feira, 12, o Núcleo Sinfônico e o Movimento Coral da UFMS realizam a apresentação Come, Ye Sons of Art, do músico Henry Purcell. A obra, que data de 1694, foi composta para celebrar o aniversário da rainha Maria II da Inglaterra e é considerada uma das maiores peças de Purcell, destacando sua habilidade em combinar música vocal e instrumental. O Coro, coordenado pelo professor Manoel Rasslan, tem parceria com o Núcleo Sinfônico desde 2015, sempre com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma vivência completa no repertório coral-orquestral.

O professor Jorge Geraldo enfatiza a importância dessa parceria para o desenvolvimento dos músicos. “Essa colaboração tem sido frutífera ao longo dos anos, e é uma grande oportunidade para os estudantes vivenciarem o desafio e a beleza da música de grande porte. A união entre o Núcleo Sinfônico e o Movimento Coral da UFMS fortalece cada vez mais a conexão da Universidade com a comunidade”, afirma.

A apresentação irá resgatar o período barroco, com a participação das solistas Elouise Miranda (soprano) e Patrícia Ribeiro (mezzo-soprano), do trompetista Fábio Souza Pinto e de instrumentos, como oboés, flautas, tímpanos, cordas e contínuo.

Na próxima semana, no dia 18, o público poderá conferir a apresentação final da Banda Experimental Comunitária. O evento trará uma série de peças diversificadas, com destaque para as performances de estudantes e egressos da UFMS e participação da regente convidada Danyelly Duarte. O repertório inclui Fandango for Two Mallets & Band, com solos dos egressos Lucas Rosa e Jhemerson Alves, e uma versão arranjada do tema An American in Paris, de George Gershwin. A banda também apresentará Suite Monette, com solos do trompetista Fábio de Souza Pinto e do eufonista Gilberto Rodrigues. A atração contará também com uma participação do Quinteto de Sopros Ventos do Pantanal.

A Banda Experimental Comunitária, junto com o Quinteto de Sopros, integra as atividades formativas do Núcleo Sinfônico UFMS, onde músicos amadores, profissionais e estudantes trocam experiências e desenvolvem suas habilidades técnicas e interpretativas. “A Banda e os grupos experimentais são fundamentais para a formação musical dos alunos. A experiência de tocar em conjunto fortalece não apenas a técnica individual, mas também a capacidade de adaptação e cooperação, que são essenciais na música de grupo”, explica o professor Jorge Geraldo.

Os conjuntos experimentais do Núcleo Sinfônico UFMS têm desempenhado um papel crescente na formação de músicos na Universidade. De acordo com o professor, atualmente mais de 70 artistas participam da Orquestra Experimental Comunitária e da Banda Experimental Comunitária. “Os grupos oferecem uma experiência única. Eles permitem que os músicos vivenciem o que é fazer parte de uma grande formação, um processo que exige muita coordenação e comprometimento. O fato de incluirmos músicos da comunidade e estudantes de diferentes níveis torna o trabalho ainda mais enriquecedor”, afirma o professor.

“As apresentações são um marco na formação dos alunos. Para eles, a oportunidade de se apresentar no palco é um passo importante no seu desenvolvimento como músicos. E para a comunidade, é uma chance de conhecer e valorizar o trabalho de nossos estudantes e músicos”, conclui.

Texto: Nayane Aleixo, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica