Estudantes, servidores e a comunidade externa podem se cadastrar para participação no Conselho de Usuários de Serviços Públicos, para avaliar os serviços prestados pela UFMS e expor as ideias diretamente à ouvidoria e aos gestores de serviços.
Qualquer pessoa pode se voluntariar para ser conselheiro, sem a necessidade de eleições ou qualquer outro processo seletivo. Basta realizar login na plataforma e selecionar quais serviços públicos gostaria de avaliar. Na lista de serviços deverá adicionar a UFMS.
Atualmente, o Conselho de Usuários dos Serviços da UFMS possui 34 conselheiros voluntários.
Para a ouvidora da Universidade, Mariane Wolf, a participação é de extrema importância para o aprimoramento dos serviços prestados pela Instituição. “O Conselho é mais uma forma que a sociedade dispõe para contribuir com o aprimoramento dos serviços públicos. Por meio dele, que funciona de forma consultiva e totalmente virtual, qualquer pessoa, seja membro da comunidade universitária ou da comunidade externa, pode se voluntariar para ser um conselheiro e responder às consultas que serão feitas pela Universidade”.
Os serviços a serem avaliados estão relacionados a diversas áreas da Universidade, entre eles, matrícula em cursos de graduação e pós-graduação; revalidação e reconhecimento de diplomas, e etc. Em 2021, todos os serviços da UFMS cadastrados no portal de serviços foram avaliados.
Além das consultas sobre os serviços públicos, os conselheiros poderão ainda apresentar propostas de melhorias dos serviços.
Mais informações sobre os Conselhos de Usuários de Serviços Públicos e o Guia do Conselheiro de Serviços Públicos podem ser acessados aqui.
Texto: Crislaine Oliveira