Comunidade é convidada a participar da construção de políticas e metas para a UFMS

A partir desta terça-feira, 5, às 19h, a comunidade universitária pode contribuir para a construção coletiva das políticas e metas da Universidade para os próximos cinco anos. A primeira audiência pública da UFMS Participativa será realizada no auditório da Escola de Administração e Negócios, localizado no setor 3 da Cidade Universitária.

Ainda nesta semana, serão promovidas rodadas participativas nos Câmpus de Coxim e de Naviraí na quarta-feira, 6, e nos Câmpus de Chapadão do Sul e Nova Andradina na quinta-feira, 7. No dia 11, a audiência pública será realizada no Câmpus de Aquidauana. No dia 12, será a vez dos Câmpus de Três Lagoas e do Pantanal e, no dia 14, no Câmpus de Ponta Porã. Por último, o Câmpus de Paranaíba receberá a rodada participativa em 18 de novembro.

A plataforma UFMS Participativa é uma das ações da comissão estratégica voltada para identificar as demandas da sociedade e temas relevantes e prioritários a partir da participação social, que integra o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) integrado ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) 2025 a 2030.

“A UFMS está discutindo com a comunidade o planejamento para os próximos anos e elaborando o Plano de Desenvolvimento Institucional 2025-2030. O planejamento documenta os objetivos, metas, projetos estratégicos, sustentabilidade financeira e estabelece orientações para atender as aspirações da comunidade acadêmica e de toda a sociedade. Convidamos todos os docentes, técnicos, estudantes e a comunidade sul-mato-grossense a participar contribuindo com sugestões. Na plataforma digital ufms2030.ufms.br estão disponíveis informações sobre o processo de construção do PDI e acesso para apresentação de propostas para construir uma UFMS melhor”, explica a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Tristão.

UFMS Participativa

Na página ufms2030.ufms.br a comunidade tem à disposição uma linha do tempo explicativa, com as ações desenvolvidas até então para a elaboração do PDI integrado ao PPI, o plano de trabalho criado para guiar a construção do planejamento institucional da UFMS, além das normativas que regem a educação superior no país e a instituição das comissões central e temáticas para o planejamento da Universidade que queremos para 2030.

Inspirada no modelo de trabalho adotado pelo Plano Plurianual Participativo do Governo Federal, a UFMS Participativa permite que estudantes, professores, técnicos-administrativos, colaboradores e a comunidade externa possam compartilhar suas ideias, sugestões e expectativas para a Universidade, por meio do botão “Participe“.

Para participar, a comunidade deve acessar a plataforma utilizando o Passaporte UFMS ou o login do Gov.br e construir e/ou apoiar propostas para a Universidade.

Texto: Thalia Zortéa