Comitê de Governança aprova os planos de gestão para 2019

Em reunião ordinária realizada hoje (28/12), o Comitê de Governança Institucional (CGI) aprovou todos os planos de gestão da UFMS para o ano de 2019. Foram aprovados os planos dos Comitês Permanentes em áreas estratégicas de: Gestão de Pessoas; Bolsas, Auxílios e Retribuição Pecuniária; Integridade, Riscos e Controle Interno;  Contratações e Logística Sustentável; Espaços Físicos e Acessibilidade; Inclusão, Internacionalização e Ações Afirmativas; e Digital.

Para o reitor Marcelo Turine, a aprovação dos planos de gestão nas áreas estratégicas é um marco em termos de governança na Instituição. “É um esforço conjunto e demonstra o envolvimento de toda a Alta Administração na busca da excelência na gestão pública da Nossa Universidade. Com a definição de objetivos, estratégias e metas, vamos conseguir superar os desafios e ampliar o nosso compromisso social”, afirmou.

Além do reitor, o Comitê de Governança Institucional é composto pela vice-reitora, pelos pró-reitores, secretários especiais e diretores das agências da UFMS e foi instituído em conjunto com o Plano de Governança Institucional pela Resolução CD nº 100, de 4 de setembro de 2018.

Com a aprovação dos planos, a Universidade traça um caminho para o avanço institucional, respeitando as regras de transparência e economicidade na administração pública. Entre os objetivos principais do CGI, estão a garantia do cumprimento da missão institucional e do compromisso com os valores éticos e respeito às leis.

Segundo a definição da Resolução CD nº 100, “Governança é um conjunto de mecanismos de planejamento, estratégia e controle postos em prática para programar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à definição de ações públicas e prestação de serviços no interesse da sociedade”.

Texto: Rose Pinheiro