Foram explicitadas hoje, por meio de divulgação da Comissão Executiva Central, as regras para o processo de consulta à comunidade universitária para subsidiar a elaboração da lista tríplices que permitirá a escolha do reitor e do vice-reitor da UFMS, no quadriênio 2020-2024.
Em turno único, a consulta à comunidade universitária será realizada no dia 17 de julho de 2020, das 8h às 21h, por meio do Sistema de Votação Eletrônica da UFMS, denominado Sistema e-Votação UFMS, com voto direto e secreto, não obrigatório, em apenas uma chapa.
Os servidores e estudantes aptos a votar deverão utilizar o Passaporte UFMS para acesso ao Sistema de Votação, por meio do endereço eletrônico que será enviado pela Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic) em seus e-mails institucionais (@ufms.br).
Quem ainda não dispõe do Passaporte UFMS, tem até as 17h do dia 12 de julho de 2020 para fazê-lo no endereço https://passaporte.ufms.br/.
Dúvidas relavas ao Sistema e-Votação UFMS devem ser sanadas com a Agetic pelo e-mail suporte.agetic@ufms.br ou por um dos telefones disponíveis em https://agetic.ufms.br/agetic/teletrabalho/ ou ainda nas Unidades da Administração Setorial.
“Esse edital divulga o processo eleitoral e informa essas questões de espaço para tirar dúvidas. Temos a data limite para cadastro dos Passaportes, porque sem estar ativo não se pode votar, e também algumas regras bem básicas e gerais, como data e como será o sistema de votação”, diz o presidente da Comissão Executiva Central, professor Henrique Mongelli.
Debate e entrevistas
De 6 a 10 de julho, a comunidade universitária poderá acompanhar as entrevistas à Rádio Educativa UFMS 99.9 com os candidatos das cinco chapas.
As entrevistas serão veiculadas diariamente, das 7h15 às 7h45, das 13h às 13h30, e das 18h às 18h30, respeitando a ordem do posicionamento das chapas no Sistema Eletrônico de Consulta.
Todos os candidatos irão responder a seis perguntas encaminhadas com 48 horas de antecedência da data agendada para a entrevista, sendo concedidos cinco minutos para cada resposta.
A gravação das entrevistas será realizada esta semana, por telefone, também na mesma ordem do posicionamento das chapas.
Também será realizado debate entre os candidatos. A Comissão Executiva Central, com orientação da Agetic, irá definir o ambiente da reunião, os canais de streaming e os sorteios, informando às chapas com no mínimo 48 horas de antecedência da data de realização do evento.
“As regras para o debate se basearam nos limites das ideias e propostas para a UFMS, contidas nos planos dos candidatos para o próximo quadriênio. Entre outros, haverá um espaço importante e fundamental para a comunidade enviar questionamentos a todos os candidatos que responderão a uma série de perguntas sorteadas e o eleitor poderá ter uma visão das propostas para a nossa Universidade”, explica o presidente da Comissão Executiva Central.
Texto: Paula Pimenta