Com planejamento e diálogo, UFMS reforça compromisso com estudantes

Balanço de 6 meses – Especial “A Nossa Universidade”

Conduzida à Reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em 08 de novembro de 2016, a atual Administração Central tem investido, nestes seis meses de trabalho, no estreitamento das relações com a comunidade acadêmica.  Com o foco na ampliação do diálogo institucional, tem buscado ações para evitar o colapso da UFMS e, como todas as instituições federais de ensino superior no país, enfrenta um duro regime de contingenciamento de recursos.

Nesse período, a equipe de gestão da Universidade adotou diversas medidas para assegurar a manutenção das atividades. Entre as mais salutares estão o controle das contas e a redução em 25% nos contratos. Além disso, a reorganização administrativa, que redistribuiu cargos possibilitando a criação de seis novas unidades (quatro faculdades e dois institutos) e o fortalecimento das relações institucionais.

O foco desse primeiro ciclo de seis meses, explica o Reitor, Marcelo Turine, foi garantir condições de sustentabilidade à UFMS. Ele pontua que era necessário organizar a Administração Central para seguir o atendimento das demandas. “Ao assumirmos a gestão pensei: não sei ao certo o que é maior, o desafio que enfrentaremos em momento de cortes, ou número de demandas que precisam ser atendidas com urgência. Diante disso, logo percebi que seria necessário um choque de gestão para preparar a UFMS para o futuro”, comenta.

O futuro ao qual se refere o Reitor está ligado com a capacidade de crescimento da Universidade. Além de manter as atividades de ensino, pesquisa e extensão, a gestão busca a melhoria contínua dos processos, para que sejam ofertados a toda a comunidade acadêmica serviços e oportunidades melhores.

Mais diálogo

Se por um lado a busca por um planejamento estratégico marcou os primeiros seis meses da gestão, por outro, o investimento no diálogo institucional foi fator decisivo para ampliar essa iniciativa. Paralelamente à reorganização administrativa, a gestão reabriu suas portas para a comunidade da UFMS e para a sociedade.

Com os acadêmicos, buscou-se maior aproximação. Além da criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES), foram

Encontro com os alunos de Pedagogia para tratar de demandas.

realizadas reuniões de trabalho com grupos organizados de estudantes, como os Centros Acadêmicos e as Atléticas, para planejar junto com os acadêmicos as atividades de recepção dos estudantes e as atividades de desporto da Universidade. Houve o apoio na divulgação das eleições do Diretório Central de Estudantes (DCE), bem como foram organizadas diversas reuniões com alunos para tratar de diferentes reivindicações.

Bianca Santarosa, presidenta da Liga das Atléticas da UFMS, afirma reconhecer essa nova postura da atual gestão. “A gestão está mais preocupada em ouvir os acadêmicos”. A acadêmica de arquitetura ainda ressalta que a administração se dispôs a ajudar as atléticas na realização do Jogos Interatléticas da UFMS (JIUFMS). “É muito bom contar com o apoio da Universidade nesse evento”, menciona Bianca.

1º Reunião de trabalho realizada com a Liga das Atléticas

O integrante da Atlética de Engenharia da Computação, Marcos Fabiani, também defende que o diálogo com os acadêmicos melhorou nessa atual gestão.  “A gestão está muito mais próxima dos acadêmicos e principalmente das atléticas. Uma coisa que eu destaco é a comunicação, que tem sido mais clara, fácil e acessível. A linguagem usada nas mídias tem sido muito boa também, mais familiar aos acadêmicos. Assim,  as informações de projetos e atividades realizadas pela UFMS chegam mais rápido e em tempo hábil para os acadêmicos”, menciona.

Essa sensação de renovação na linguagem e na maneira de se relacionar com é o que mais chamou a atenção da acadêmica Letícia Marquine, estudante de Jornalismo da UFMS. “Minha percepção dessa gestão é que ela é mais comunicativa. O reitor está nos eventos, conversando com os alunos como se fosse mais um professor. Para o bem ou para o mal, é favorável esse contato. Torna as coisas mais fáceis, mais amigáveis”, comenta.

Comunicação e Transparência

As transmissões online democratizaram o acesso às reuniões da UFMS

Sem as grades e com uma nova dinâmica de comunicação foi possível ampliar a relação com a comunidade. O resultado do último Edital de Transferência é um exemplo disso. Neste ano, a Universidade atingiu a marca histórica de mais de 5 mil inscrições. Esse feito está relacionado à nova plataforma de comunicação que foi montada pela Reitoria.

Com o olhar na transparência e na participação da comunidade não só as redes sociais foram mudadas, mas se institui a transmissão online das reuniões dos conselhos da UFMS. Em média, mais de 1,5 mil pessoas passaram a acompanhar os processos deliberativos dos Conselhos Diretor e Universitário.

Nesse contexto, também foi criada uma página que concentra todas as informações sobre estágio, o portal www.estagio.ufms.br. Na página, que pode ser acessada desde 17 de abril deste ano pelos acadêmicos interessados em vagas disponíveis no mercado, estão disponíveis informações gerais e a legislação sobre o estágio. Essa inciativa é uma iniciativa da nova Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, criada depois da reorganização institucional.

Mais cuidado com os estudantes

Alunos durante a recepção de calouros de 2017

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis é uma conquista importante que acompanha a evolução do diálogo institucional. Com sua criação, a rede de assistência estudantil está sendo ampliada. Foram criadas as Secretarias de Assuntos Estudantis nos câmpus do interior, com vinculação técnica à PROAES. A ação visa melhorar o acolhimento e o atendimento dos estudantes participantes de ações de assistência estudantil nos câmpus e na cidade universitária. Ao todo, a UFMS possui 2.604 bolsistas que utilizam os programas de assistências da Universidade.

Além de consolidar uma rede de atendimento estudantil mais eficiente, a PROAES entregou 22 kits instrumentais para dar suporte às aulas teóricas e práticas; concedeu 22 apoios para participação em eventos de alunos em vulnerabilidade socioeconômica com trabalhos aceitos em congressos; institucionalizou a Identidade Estudantil, com solicitação online entrega nas secretarias acadêmicas (até o momento já foram feitas mais de 1.000 solicitações); celebrou 14 acordos de cooperação para oferta de estágios aos estudantes e elaborou o termo de referência para licitação de empresa para o Restaurante Universitário, com a finalidade de oferecer almoço e jantar para toda a Comunidade Uniersitária. Até o segundo semestre, espera-se que o Restaurante já ofereça aos estudantes uma refeição noturna.

Ensino

As ações de cuidado também se estenderam à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). A decisão de ajustar o calendário acadêmico dos semestres letivos de 2017 foi motivada pela vontade de oferecer uma formação de qualidade aos estudantes, sem que eles sejam prejudicados pelo descompasso das atividades, que vinha desde o período de greve dos docentes, em 2015.  A regularização veio apenas para propiciar benefício aos alunos, ajustando oportunidades de estágio, o calendário da iniciação científica, a mobilidade estudantil, entre outras boas oportunidades.