Colégio de Gestores de Comunicação elege nova diretoria para 2023

Reunido em Assembleia em Aracaju (SE), no último sábado, 20, o Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom) elegeu a nova diretoria para a gestão de 2023. Foram eleitos por unanimidade Maíra Bittencourt (UFS), como diretora; Ivanei Salgado (Unifal-MG), como vice-diretor; e Sandro Colferai (Unir), como secretário, que terá o suporte voluntário de Luiz Eduardo Pacheco (Cefet MG).

Participaram da assembleia representantes de 41 das 69 instituições federais de ensino superior, vinculadas à Andifes. Na reunião, também foram eleitos representantes das cinco regiões que integrarão o Conselho Diretor do Colégio.

Para a nova diretora, que assumirá em janeiro de 2023, a oportunidade é de muita responsabilidade. “O Cogecom cresceu muito nos últimos anos, resultado do trabalho dedicado de muitos profissionais da comunicação que empenharam seus esforços na organização e consolidação do Colégio. Chego para dar sequência a um trabalho que já está estruturado, carregando o compromisso de levar adiante as pautas necessárias para o fortalecimento da comunicação pública nas universidades federais. A comunicação, enquanto unidade estratégica, é fundamental para garantir visibilidade e transparência para aquilo que
as universidades produzem e entregam à sociedade brasileira”, afirmou Maíra.

Ainda foi definida a sede do Encontro Anual de 2023, que será realizada na segunda quinzena de agosto na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

No início da assembleia, os conselheiros aprovaram o relatório parcial de prestação de contas apresentado pela atual diretora do Cogecom, Rose Mara Pinheiro (UFMS). “Esta reunião foi um marco para o fortalecimento da comunicação das Ifes e reforçou a importância da integração e do desenvolvimento de atividades comuns entre os gestores”, disse.

Ao final da reunião, foi lida e aprovada a Carta de Aracaju, que consolida as diretrizes e os compromissos do Cogecom frente aos desafios para a educação, a ciência e a comunicação nos últimos anos e nos que virão.

Encontro Anual

Realizado em Aracaju, entre os dias 17 e 20 de agosto, o encontro de gestores promoveu o debate em torno do tema “Democracia e Comunicação” e contou com importantes nomes de pesquisadores da comunicação do país. Além disso, a programação abriu espaço para apresentação da plataforma The Conversation, o Canal Futura, projetos e atividades realizadas pelas Ifes e pela Andifes, e ainda os desafios para a integração da comunicação nas universidades e Cefet. Mais informações estão disponíveis em www.cogecom2022.ufs.br

Representantes Regionais para 2023

Centro-Oeste