Colação de grau simboliza a conclusão de um ciclo para 74 formandos do Câmpus do Aquidauana

Cerimônia de colação de grau do Câmpus de Aquidauana reúne 74 formandos dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Geografia, Letras – Português e Inglês, Letras – Português e Espanhol, Pedagogia e Licenciatura Intercultural Indígena na noite desta quarta-feira, 18. A solenidade, transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS, teve a presença de professores, técnicos-administrativos, estudantes, familiares e amigos.

A reitora Camila Ítavo enfatizou três pedidos aos novos profissionais: que defendam sempre a Universidade pública; que agradeçam as origens e aos professores que os acompanharam ao longo da formação; e que estejam disponíveis para a missão a qual cada um escolheu em sua profissão. “Nós não somos nada sozinhos e nós somos diversos, nós somos diferentes, pensamos diferentes, temos as nossas histórias. Então, primeira coisa, respeito, diálogo, paz e, principalmente, honrar a trajetória de cada um de vocês, honrar os amigos, os familiares, a origem de vocês. […] Levem a Universidade no coração, assim como vocês deixam essa grande lembrança”.

O vice-reitor Albert Schiaveto destacou que o sucesso profissional de cada formando também representa o sucesso da Universidade. “A UFMS tem a missão de mudar as pessoas e vocês, egressos da UFMS, têm a missão de transformar o mundo. O escritor Paulo Coelho disse uma vez que conhecimento sem transformação não é sabedoria. A nossa missão da UFMS é desenvolver e socializar o conhecimento em benefício da sociedade, é isso que vocês devem fazer”, afirmou. “Voem longe, cada vez mais longe. Quando vocês voarem por todo o país, quem sabe em outras regiões do mundo, nós voaremos juntamente com vocês, como pais, como amigos, como mestres e colaboradores da nossa UFMS”.

A diretora do CPaq, Ana Graziele Toledo, enfatizou o papel da paixão para a transformação social. “Cada estudante que se apaixonar pela sua profissão será a nossa UFMS, o nosso Câmpus de Aquidauana espalhando pelo mundo a crença de que a educação não só transforma, a educação salva. A educação salvou a minha vida e eu tenho certeza que salvou a vida de muitos de vocês. Tenham orgulho, meus queridos formados, egressos, colegas de profissão. Tenham muito orgulho da tatuagem acadêmica que vocês levam hoje. A tatuagem de vocês é: sou UFMS!”.

A professora Eva Teixeira dos Santos discursou em nome de todos dos docentes homenageados da noite, com conselhos aos novos graduados. “Agora não é mais um sonho, pois o desejo se tornou realidade e essa realidade está aberta e latente para as vossas intervenções. A partir de hoje, vocês não são mais alunos, são protagonistas da própria vida profissional, que estão prontos academicamente e eticamente para enfrentar. Sintam orgulho da profissão que escolheram, façam tudo com amor, tomem decisões grandes ou pequenas. Façam. Ainda que errem, mas façam, ao menos, arrisquem. […] Não percam a extraordinária oportunidade que a vida nos dá: de conhecer a vida, de fazer a vida acontecer e de viver”, disse.

A oradora e formanda em Pedagogia, Alessandra da Silva Costa, solicitou aos formandos que eles nunca se esqueçam dos laços e vínculos criados com os colegas de profissão e professores. “O seu título pode ter muita gratidão, mas o mérito é sempre seu. […] Somos o orgulho da UFMS. Somos o que fazemos a grande engrenagem girar, nos formando e agora formadores. Que vocês perpetuem o legado de bom profissionais em qualquer área que decidam escolher, que vocês possam sim escolher. Obrigada a todos, a cada um individualmente um abraço de gratidão”.

Também estiveram presentes na solenidade as pró-reitoras de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Bambilla, e de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Queiroz, além da diretora da Agência de Educação Digital e a Distância, Daiani Riedner. Ao final da cerimônia, os estudantes com melhor Coeficiente de Rendimento Acadêmico foram reconhecidos pelo Conselho Universitário com uma menção honrosa.

 

Texto: Thalia Zortéa

Fotos: Maria Eduarda Aivi e Reprodução/TV UFMS